Açúcar, álcool ou caldo de cana. É praticamente impossível passar 24 horas sem consumir ao menos um dos produtos derivados da cana-de-açúcar. O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, reconhece essa importância e ao longo de seus 125 anos de história, desenvolveu dezenas de variedades, sendo que 16 destas foram lançadas nos últimos oito anos, além de inúmeros pacotes tecnológicos voltados para todas as cadeias do setor sucroalcooleiro.
Dentre as variedades IAC expostas na Agrishow, estão os últimos lançamentos do Instituto Agronômico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: a IACSP95-5094, a IACSP96-2042 e a IACSP96-3060. As três variedades apresentam elevada produtividade e concentração de sacarose, características que são sempre buscadas pelo Programa Cana IAC.
Os materiais são ideais para atender diferentes condições edafoclimáticas do Centro-Sul do Brasil e adaptadas à canavicultura moderna, que envolve a colheita mecânica crua.
Confira as variedades expostas:
IACSP96-3060: Variedade com período de utilização industrial longo pode ser colhida de maio a agosto. Adaptada a solos de média fertilidade, apresenta elevadíssimo teor de sacarose e elevado potencial produtivo. Avaliada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins.
IACSP96-2042: Adequada para o período de julho a novembro, possui elevado teor de sacarose. Adapta-se muito bem à região de cerrado. Avaliada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins.
IACSP95-5094: Adequada para o período de maio a outubro, adaptada a solos de média fertilidade quando colhida em início de safra e com perfil responsivo quando colhida no período de inverno. Apresenta alto teor de sacarose e elevado potencial produtivo. Avaliada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Tocantins.
IACSP94-2101: Alta produção agroindustrial e características de uniformidade de diâmetro de colmo, essa variedade proporciona maior eficiência no plantio e na colheita mecânica. Seu período de utilização industrial é longo, adequada para a colheita de junho a novembro. A variedade também é rica em sacarose, com elevada resposta a ambientes de produção e resistência à ferrugens, ao carvão e à escaldadura.
IACSP94-2094: Tolerante à seca, a variedade pode ser cultivada em solos de menor fertilidade. É adaptada à colheita mecânica com ótima capacidade de brotação sob palha. Seu período de utilização industrial é longo, adequada para a colheita de junho a outubro. Adaptada para o Centro-Sul do Brasil, a variedade resiste às ferrugens, ao carvão e à escaldadura.
IACSP93-3046: Alta produção agroindustrial com características de uniformidade de diâmetro de colmo, o que proporciona maior eficiência tanto no plantio e na colheita mecânica. Com alto teor de sacarose no meio e no fim de safra, proporcionando ganhos qualitativos para esses períodos. Adequada para a colheita de maio a agosto. A variedade deve ser cultivada em solos de média a alta fertilidade, respondendo significativamente quando plantada em ambientes de maior potencial. Resistente à escaldadura e às ferrugens, tem excelente brotação de soqueiras e é adaptada para o Centro-Sul do Brasil.
IACSP95-5000: Variedade com perfil de alta produtividade e elevadíssimo teor de sacarose. Muito adaptada à colheita e plantio mecânico. Com grande estabilidade associada a perfil responsivo, sendo adaptada praticamente a todas as regiões de cultivo da região Centro-Sul do Brasil. A variedade possui elevada resistência as principais doenças da cana-de-açúcar. Com possibilidades de colheita de junho a outubro.
IACSP95-3028: Variedade riquíssima em sacarose e hiper-precoce com possibilidades de colheita a partir do final de março. Apresenta ótima brotação de gemas no plantio e boa soqueira. Possui boa performance em ambientes médios.
IAC91-1099: Altíssima produtividade associada a alto teor de sacarose. Excelente para plantio e colheita mecanizada devido à altura e diâmetro de colmos uniformes. Adaptada às regiões de Piracicaba, Jaú, Ribeirão Preto, Catanduva e Oeste Paulista, além das regiões de expansão do Centro-Oeste brasileiro – como Goiás e Mato Grosso. Adequada para colheita nos meses de maio a agosto.
IAC 87-3396: Caracteriza-se pela alta produtividade, bom teor de sacarose, ótima adaptação a solos de menor fertilidade e de baixa disponibilidade de água. Adequada para época de colheita de maio a agosto. Considerada ótima para plantio e colheita mecanizada.
Fonte: Instituto Agronômico de Campinas
0 comentários
Postar um comentário