quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resultado Concurso Leiteiro - ExpoZebu 2012



A 34ª edição do Concurso Leiteiro da Expozebu, realizada em Uberaba (MG), foi disputadíssima neste ano. Duas vacas do pecuarista José Mario Miranda Abdo garantiram os primeiros lugares com recorde de produção. Da Fazenda Coqueiro, de Barreiro (GO), Shira ficou em primeiro, com 53 litros por dia, e Xuxa, em segundo, com 48,72 litros por dia.
O resultado do concurso foi divulgado na noite de domingo, dia 6, com um desfile das melhores em cada raça e entrega dos sumários de touros guzerá e gir leiteiro. Na raça guzerá  a campeã foi a vaca Gália, com mais de 41 litros de leite de média diária.
No total, 108 vacas participaram do torneio, representando raças como guzerá, gir leiteiro, sindi e indubrasil. A raça gir leiteiro teve 59 fêmeas. Além de premiar pela quantidade, o certame também avaliou a qualidade do produto, apontando os índices de proteína e gordura.
– Os sólidos do leite são muito importantes para produção de leite em  pó e aí vem o queijo e outros produtos lácteos.Os sólidos é o que realmente interessa para a industria e o que interessa para o consumidor. Porque hoje no primeiro mundo é de suma importância a produção de sólidos tanto gordura como proteína – afirmou Eduardo Dessimoni, da Comissão Nacional do Leite.
Em três dias de concurso, a produção total de leite passou de 30 mil litros que foram vendidos para um laticínio local. A comercialização rendeu mais de R$ 25 mil, que será dividido entre os tratadores.

CANAL RURAL

0 comentários

Postar um comentário