segunda-feira, 23 de abril de 2012

Publicação reúne respostas sobre pós-colheita de hortaliças


Produzir hortaliças é um bom negócio?” “O que são hortaliças não convencionais?” “Como identificar uma doença de pós-colheita?” Respostas para essas e outras 497 dúvidas de diferentes níveis de complexidade estão agora reunidas em uma única publicação: Pós-colheita de hortaliças: o produtor pergunta, a Embrapa responde, novo título da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, lançado neste mês pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Hortaliças (Gama-DF).

Cuidados na pós-colheita ajudam a ampliar a vida de prateleira de produtos perecíveis e, no caso das hortaliças, contribuem para a manutenção do frescor e de suas qualidades nutricionais. Com as grandes distâncias entre as regiões produtoras e as consumidoras, esses cuidados facilitam a chegada de produtos a regiões onde não há condições climáticas para seu cultivo.

 
Ao longo das 250 páginas da publicação, o leitor encontra informações sobre doenças de pós-colheita; embalagens; pragas; segurança alimentar; rastreabilidade, entre diversos outros fatores que interferem, diretamente, na qualidade de alimentos que chegam à mesa dos consumidores todos os dias. 
Em linguagem simples e direta, na forma de respostas a perguntas frequentemente formuladas, a publicação traz recomendações sobre diversos aspectos da produção de hortaliças, que ajudam os produtores a otimizar o uso de recursos e a ampliar seus rendimentos, como logística de distribuição; processamento mínimo e perdas na colheita e pós-colheita, entre outros.

O texto reúne a experiência de vários anos de trabalho de 13 pesquisadores da Embrapa, incluindo os editores técnicos Rita de Fátima Alves Luengo e Adonai Gimenez Calbo. A expectativa é que a publicação contribua para  a redução do desperdício de alimentos, a melhoria do nível tecnológico empregado no manuseio pós-colheita de hortaliças, e seja, ainda, um incentivo para o incremento do consumo de hortaliças pela população.

Consumo - O Brasil importou 629 toneladas de hortaliças em 2009, indício de que a produção interna não é suficiente para atender à demanda do mercado. Além disso,  dados do IBGE indicam que, em 2011, a média de consumo de hortaliças no Brasil foi de 27 kg por pessoa. O número é muito baixo quando comparado aos de outros países como Israel (73 kg), EUA (98,5 kg), ou Itália (157,7 kg). Esses dados mostram que existe um mercado potencial a ser explorado por produtores rurais, que, a partir de agora, podem contar com mais uma obra de consulta simples, com informações básicas e de valor acessível.  

Serviço:
Coleção 500 Perguntas 500 Respostas – Pós-colheita de hortaliças: o produtor pergunta, a Embrapa responde está disponível para venda na Livraria Embrapa, e pode ser adquirido por R$ 14,00, bastando, para isso, que o interessado acesse diretamente a página eletrônica www.embrapa.br/liv , ligue para +55 (61) 3448-4236, ou contate o serviço de atendimento online pelo e-mail vendas@sct.embrapa.br .


O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901. As novidades editoriais também podem ser acompanhadas pelo perfil da Livraria Embrapa no Twitter: www.twitter.com/livrariaembrapa


Texto :
Juliana Escobar – MTb 06199/MG  – jornalista
Embrapa Informação Tecnológica
Contato: juliana@sct.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário