quarta-feira, 4 de abril de 2012

Plantio do trigo irrigado no Cerrado deve ser iniciado em abril


O período ideal para o plantio do trigo irrigado no Cerrado do Brasil Central (Minas Gerais, Goiás, oeste da Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso) tem início em abril. Nos plantios realizados de 11 de abril a 31 de maio, a cultura atinge seus melhores resultados. A recomendação é  feita pelo pesquisador Julio Cesar Albrecht, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As cultivares de trigo da Embrapa indicadas para o plantio irrigado no Cerrado são BRS 254, BRS 264, Embrapa 22 e Embrapa 42. Estas cultivares são plantadas em aproximadamente 90% da área cultivada com trigo irrigado no Brasil Central. Devem ser plantadas em áreas com altitudes superiores a 500 metros, em função principalmente das temperaturas e da umidade no ar.

A BRS 264 classificada como trigo Pão,de ciclo precoce, em torno de 110 dias da emergência a colheita, enquanto as outras cultivares têm um ciclo em torno de 120 dias. A cultivar tem potencial para produzir em torno de 130 sacos por hectare. Em Minas Gerais e Goiás já se observou lavouras, irrigadas com pivô central, com produtividades de aproximadamente 127 sacos por hectare. A cultivar BRS 254 classificada como trigo Melhorador tem potencial para produzir em torno de 115 sacos por hectare. A Embrapa 22 e Embrapa 42 classificadas como trigo Melhorador têm potencial em torno de 105 sacos por hectare.

Segundo o pesquisador, nas lavouras plantadas entre o dia primeiro e 20 de maio têm se observado os maiores rendimentos de grãos. Se o triticultor plantar nos primeiros dez dias da época indicada (do dia 11 até 20 de abril) é maior o risco da incidência de doenças causadas por fungos, principalmente a brusone. “O agricultor terá que monitorar a lavoura diariamente e antecipar as aplicações preventivas com fungicidas recomendados conforme as indicações da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale”, alerta Albrecht.

Deixar o plantio para o final da época indicada (do dia 20 até 31 de maio) corre-se o risco da ocorrência de chuvas no período de maturação final dos grãos e da colheita, o que prejudicaria a qualidade industrial dos grãos e a produtividade. Caso seja necessário fazer o plantio tardio, a sugestão é plantar cultivares com grãos mais duros, como a BRS 254, Embrapa 22 e Embrapa 42. A cultivar BRS 264 tem como característica um grão menos duro que as cultivares citadas anteriormente, por isso não tolera chuvas no período de maturação final dos grãos e da colheita. A BRS 264 deverá ser plantada até, no máximo, dia 15 de maio, o que diminui a possibilidade de chuvas na colheita

Manejo


O plantio do trigo irrigado deverá ser antecedido por um planejamento prévio, que estruture a lavoura com todos os pré-requisitos básicos para que a cultura alcance alta produtividade e boa qualidade industrial dos grãos.

A densidade de plantio indicada para o trigo irrigado é de 300 a 380 sementes aptas por metro quadrado. O espaçamento normalmente usado para trigo é de 17 cm entre linhas. Outros espaçamentos são possíveis, mas, de preferência, não devem ultrapassar 20 cm.

A adubação nitrogenada poderá ser feita em duas etapas: no plantio e até o início do período de perfilhamento, quando ocorre o processo de
diferenciação da espiga. Este período ocorre cerca de 15 dias após a emergência das plantas. A quantidade de fertilizante nitrogenado a
aplicar varia em função do nível de matéria orgânica do solo, da cultura precedente e da expectativa de produtividade da cultura.

Comercialização


O trigo do Cerrado é o primeiro a ser colhido no Brasil (entre agosto e setembro), o que favorece a sua comercialização. Pois é neste período de escassez do produto no mercado que os preços são mais remuneradores para o triticultor.

O trigo produzido no Brasil Central geralmente é classificado como melhorador e possui alta força de glúten. De acordo com Albrecht, devido a esta qualidade os moinhos da região demonstram interesse na compra do trigo produzido no Cerrado para ser misturado ao trigo mais fraco (baixa força de glúten) adquirido de outros estados brasileiros fora do Cerrado e até mesmo ao trigo importado de outros países, com objetivo de melhorar a qualidade industrial para panificação.

Embora este ano, a cultura concorrente do trigo irrigado- o feijão-esteja com alto preço, a expectativa é de que a área do trigo irrigado no Cerrado do Brasil Central seja mantida em torno de 50 mil hectares. Mesmo com retorno econômico do feijão superior ao do trigo, muitos produtores preferem plantar o trigo em função da necessidade de fazer rotação de culturas. Isso porque o trigo é uma planta supressora de doenças do solo em áreas irrigadas por pivô central.

As pesquisas em desenvolvimento na Embrapa Cerrados estão avaliando e testando novos materiais. A previsão é de que sejam lançadas novas cultivares de trigo irrigado em 2013 e 2014. Essas variedades, também classificadas indutrialmente como melhoradoras, terão como características principais a alta força de glúten e o rendimento de grãos superior a 110 sacos por hectare.

Liliane Castelões  (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Cerrados
(61) 3388-9891
liliane@cpac.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário