quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novas cultivares de soja conciliam produtividade e demandas técnicas de diferentes regiões do Brasil


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está lançando em 2012, sete novas cultivares de soja adaptadas a diferentes regiões produtivas do País. Os novos materiais têm alto desempenho em termos de produtividade e conciliam diferentes características que hoje são o novo padrão tecnológico junto ao produtor, como materiais de hábito indeterminado, ciclo precoce, maior janela em relação a épocas de plantio, resistência ao acamamento, às diferentes doenças e nematoides, entre outras características.

“A sanidade continua sendo um foco importante do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa, mas estamos fortalecendo também outras características que garantam sucesso ao produtor. As cultivares da Embrapa procuram atender as demandas técnicas regionais e vêm sendo apresentadas em feiras e dias de campo regionais, com ótima percepção de resultado por técnicos e produtores”, avalia Alexandre Cattelan, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina, PR).

A Embrapa tem hoje o portfólio de cultivares de soja mais completo do mercado, tanto em termos de tecnologia quanto de diversidade de regiões produtoras atendidas. Ao optar por uma cultivar da Embrapa, o produtor encontra alternativas altamente produtivas, que incorporam resistência às principais doenças e outras características. A Empresa ampliou significativamente seu programa de melhoramento, com a inclusão de materiais de hábitos indeterminados, que favorecem o plantio mais cedo, assim como o manejo da ferrugem asiática da soja, tanto para soja convencional como para a transgênica.

“Há alguns anos, demos início a mudanças no programa de melhoramento e os primeiros resultados começam a aparecer já nesta safra. As cultivares da Embrapa estão cada vez mais competitivas em termos de produtividade e  atendem plenamente as expectativas do produtor de ter uma safra de soja seguida de cultivo de safrinha”, explica Cattelan.

Confira os lançamentos de 2012

Entre as novidades de 2012, está a BRSMG 780F RR. Além de ter excelente produtividade, a cultivar apresenta moderada tolerância à ferrugem da soja. Em algumas regiões, como Rondonópolis e Rio Verde, no Mato Grosso, onde o material foi testado, apresentou produtividades médias superiores a 4.200 kg/ha.

Outro lançamento que reúne excelentes índices de produtividade para as regiões de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal é a BRSMG 760S RR. Com ciclo precoce e hábito de crescimento indeterminado, pode ser semeada logo no início da estação chuvosa. Desenvolvida no âmbito da parceria da Embrapa com a Epamig e Fundação Triângulo, a cultivar apresenta resistência ao acamamento e ciclo de 105 a 125 dias.

Para produtores de soja transgênica, a Embrapa também apresenta a  BRS 334 RR, material com ciclo precoce que favorece a sucessão de culturas em safrinha. Desenvolvida no convênio com a Fundação Meridional, a cultivar é resistente ao acamamento e seu  ciclo varia de 105 a 118 dias,  conforme a região.

A partir do convênio com o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA) e a Emater de Goiás, a Embrapa está lançando ainda a BRS GO 7460 RR, cultivar com boa resistência ao acamamento e resistência às principais doenças da soja.

Produtores das regiões sul do Maranhão e norte do Piauí e Tocantins têm na BRS 333 RR uma cultivar de soja transgênica com alto potencial produtivo, boa ramificação de plantas e resistência às principais doenças da soja. Outro ponto forte é a estabilidade na altura de plantas, o que proporciona bom desempenho em áreas de baixas altitudes. O material foi desenvolvido pelo convênio Embrapa e Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).

Já a soja BRS Tordilha RR é indicada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A cultivar apresenta ampla adaptação, ótima sanidade e precocidade. Com crescimento determinado, a cultivar tem resistência ao acamamento e à debulha. No campo, é resistente ao cancro da haste, à pústula bacteriana e à podridão radicular de fitóftora.

Para o mercado de soja convencional, que vem atraindo um número crescente de produtores em função dos prêmios pagos pelo mercado, a Embrapa segue desenvolvendo cultivares altamente competitivas, fruto de um programa de melhoramento genético moderno de soja não geneticamente modificada.

A BRS 361, em lançamento em 2012, combina produtividade, precocidade e hábito indeterminado e foi desenvolvida na parceria com a Fundação Meridional para produtores da região de Goiás e Triângulo mineiro. “A BRS 361 é top de rendimento para esse mercado, com a precocidade necessária para promover a safrinha, além de resistência ao acamamento”, explica o chefe-geral da Embrapa Soja.

Carina Rufino (Mtb 3914-PR)
(43) 3371-6060

0 comentários

Postar um comentário