segunda-feira, 23 de abril de 2012

Instituto de Zootecnia de Sertãozinho usará Sistema GROWSAFE para medir consumo de alimento e Comportamento dos Animais


O Instituto de Zootecnia (IZA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é a primeira instituição brasileira de pesquisa a implantar o sistema GrowSafe desenvolvido no Canadá. Trata-se de alimentadores automáticos - que registram durante 24 horas todos os dados relacionados ao consumo de alimento e comportamento dos animais – instalados no Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte de Sertãozinho (SP).

Para o registro das informações, é necessário que os animais estejam equipados com brinco identificador auricular. Assim, a presença do animal é detectada pelo software, através de um “transponder” acoplado ao brinco, transmitindo as informações de consumo em tempo real, via rede sem fio, para um computador instalado no escritório do pesquisador.

O aplicativo também elabora gráficos sobre os horários de frequência dos animais no cocho. Os dados gerados são enviados, via internet, ao GrowSafe System no Canadá, empresa fabricante e responsável pela auditoria. Este sistema, ainda pouco utilizado no Brasil, era adotado apenas em propriedades privadas e, agora, foi introduzido nas pesquisas do IZ-Sertãozinho.

O sistema GrowSafe foi adquirido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do projeto temático “Ferramentas genômicas no melhoramento genético de características de importância econômica direta em bovinos da raça Nelore”, coordenado pela professora Lúcia Galvão de Albuquerque da UNESP-Jaboticabal. Com esse equipamento, espera-se aumentar o conhecimento de características de eficiência alimentar em bovinos Nelore com abordagem multidisciplinar (genética quantitativa e genômica, nutrição e comportamento animal).

Mais informações estão disponíveis no site
http://www.iz.sp.gov.br/

Assessora de Comunicação Institucional do IZ

Lisley Silvério (jornalista)

Tatiana Kawakami (publicitária)

(19) 3466.9434 e e-mail:
imprensa@iz.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

(11) 5067-0424


0 comentários

Postar um comentário