quinta-feira, 26 de abril de 2012

Embrapa lança suas primeiras publicações em formato digital ( e-books )



A partir do dia 24 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começa sua incursão no universo dos livros digitais (e-books). Está confirmado para as comemorações do 39º aniversário da Empresa o lançamento dos 13 primeiros títulos técnico-científicos já convertidos no formato e-pub, internacionalmente reconhecido, aberto e recomendado para a edição de e-books. A coordenação da iniciativa foi da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), com o objetivo de testar o mercado e avaliar o interesse do público.

Criado por um consórcio de empresas, o e-pub é compatível com diversos modelos de equipamentos, como computadores (com software de leitura) e os principais tablets do mercado como, por exemplo, o iPad (Apple), o Kindle (Amazon) e o Galaxy Tab (Samsung). Além disso, permite que os livros digitais sejam visualizados e lidos por meio dos principais smartfones do mercado, tais como o iPhone (Apple), o Droid RAZR (Motorola), o Galaxy Nexus (Samsung) e o Nexus S (Google).

As 13 primeiras publicações lançadas como livros digitais são: Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável e Biotecnologia aplicada à agricultura: textos de apoio e protocolos experimentais (ambos da Embrapa Agrobiologia); Árvores de São Mateus do Sul e região, Genética da Soja: caracteres qualitativos e diversidade genética, Origem e evolução de plantas cultivadas – português e Atlas Climático da Região Sul (Embrapa Clima Temperado); Contaminações microbianas na cultura de células, tecidos e órgãos de plantas e Cultivo in vitro de plantas (da Embrapa  Recursos Genéticos e Biotecnologia); Doenças parasitárias de caprinos e ovinos: epidemiologia e controle (Embrapa Caprinos e Ovinos); Ecofisiologia das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal (Embrapa Algodão); Glossário de fitopatologia (Embrapa Amazônia Ocidental); Irrigação por aspersão em hortaliças – 2ª edição (Embrapa Hortaliças); e Novos ângulos da história da agricultura no Brasil (Embrapa).

 Segundo o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, o objetivo dos lançamentos é ampliar o acesso às publicações produzidas pelos centros de pesquisa. “Mas não é só isso. Temos uma demanda a atender formada por um novo público interessado ou familiarizado com a tecnologia destinada à leitura digital”, disse ele. “Daí a importância do investimento.”

O valor de comercialização dos e-books Embrapa ─ que serão disponibilizados no sistema de e-commerce da Livraria Saraiva ─ não deverá ultrapassar a 30% do preço de capa da versão impressa. Sendo assim, os primeiros livros digitais custarão entre R$ 4,00 e R$ 30,00.


Kátia Marsicano ( 03645 MTb)
Embrapa Informação Tecnológica
Brasília – DF
katia@sct.embrapa.br

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