quarta-feira, 14 de março de 2012

Subcomissão do leite será reinstalada nesta manhã 14/03/2012


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai reinstalar em instantes a subcomissão criada no ano passado para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional. Durante a reunião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da subcomissão.
O ato de instalação ocorrerá na sala de reuniões da Presidência da Comissão de Agricultura.
Importação do Uruguai
Deputados da subcomissão se reuniram ontem com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para reivindicar medidas do governo contra a crescente importação de leite em pó e derivados do leite da Argentina e do Uruguai.
Segundo os deputados, somente em janeiro deste ano, foram importados dos dois países mais de 11 mil toneladas de leite em pó, o equivalente a 110 milhões de litros de leite. Eles afirmaram que essa importação tem gerado prejuízos para os produtores e para a indústria leiteira do Brasil.
Os parlamentares informaram que o ministro prometeu suspender a liberação automática de guias de importação de leite para o Uruguai, buscando chegar a um acordo com o país vizinho. Ficou acertado ainda que a subcomissão se reunirá periodicamente com representantes do ministério até que se chegue a uma solução satisfatória sobre a importação do produto.
“Já conseguimos estabelecer a cota limite de 3.600 toneladas para a Argentina, mas é preciso estabelecer limite também para o Uruguai, que está exportando mais de 5 mil toneladas ao mês para o Brasil, quando sua média histórica é de pouco mais de 1 mil toneladas mensais”, afirmou o presidente da subcomissão, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). "Precisamos reagir urgentemente ao problema, que afeta o País todo, sobretudo os mineiros, onde a produção de leite é mais forte."

Fonte: Agência Câmara de Notícias

0 comentários

Postar um comentário