quinta-feira, 8 de março de 2012

Livro Apresenta Sistemas de Irrigação de Baixo Custo


A Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) lançou o livro “Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo”, escrito pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.
A obra, que integra a série de boletins técnicos da editora, apresenta de forma didática e fartamente ilustrada todos os passos para a implantação de três sistemas de irrigação de baixo custo: por sulcos, por aspersão convencional e por gotejamento.

A obra traz ainda um capítulo introdutório sobre os fundamentos da irrigação e uma avaliação de desempenho dos sistemas apresentados.

A tecnologia de irrigação pode trazer inúmeros benefícios aos agricultores. Segundo o professor Scaloppi, o mais importante consiste em viabilizar a atividade produtiva nas propriedades agrícolas durante o ano todo, sem depender da estação chuvosa para reiniciar o processo produtivo sazonal.

“A intensificação da atividade produtiva deve, em um curto período, transformar as ações da propriedade em atitudes empresariais, melhorando a qualidade de vida das populações”.

O fornecimento artificial de água às culturas é reconhecido como o insumo mais caro aplicado à produção agrícola. Ao apresentar algumas alternativas bem sucedidas de irrigação tecnológica de baixo custo, a publicação atende anseios econômicos dos produtores e ambientais da sociedade.

O professor Scaloppi ressalta que não existe um sistema de irrigação ideal, capaz de se constituir na melhor opção técnica-econômica para todas as condições, mas a publicação fornece elementos que contribuem para a tomada de decisões sobre os sistemas a serem adotados. “Nossa expectativa é que possamos contribuir para resgatar um valioso recurso tecnológico com inquestionáveis benefícios econômicos e sociais aos agricultores”.

O livro “Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo” custa R$20,00 e pode ser adquirido diretamente na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, ou através do e-mail publicacoes@fepaf.org.br


Fonte: Unesp .

0 comentários

Postar um comentário