quinta-feira, 1 de março de 2012

Embrapa Lançou a segunda versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI)


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Solos, lançou nesta semana, a segunda versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI). O software orienta agricultores, gestores da área agrícola, professores e estudantes na classificação dos solos e melhores tipos de irrigação para uma área específica, com informações totalmente adaptadas ao solo brasileiro. Além da versão eletrônica, as informações também estão disponíveis na versão impressa. 

“Antes do sistema não havia uma forma precisa do governo adotar políticas de irrigação, sobretudo na região Nordeste, onde uma distribuição inadequada de água é capaz de tornar toda a área desértica, com o solo absolutamente salgado”, explica o pesquisador da Embrapa Solos, Fernando Cézar Amaral.

O pesquisador cita o exemplo de Petrolina, em Pernambuco, que apresenta a maior área irrigável do Brasil. Apesar dessa condição, pelo sistema americano, que era o único disponível até então, a região não era considerada própria para irrigação, por apresentar solo arenoso.

O Sistema está dividido em dois: a parte teórica, publicada em livro (já disponível para download no site da Embrapa Solos - www.cnps.embrapa.br) e o software, responsável pelo cruzamento de dados e indicações do melhor tipo de irrigação, que ficará disponível até março.

Avaliando o ambiente para irrigação, cruzando informações do solo, da água, da planta e do sistema de irrigação escolhidos, o sistema foi estruturado para atender aos diversos níveis tecnológicos e de manejo praticados, principalmente na região de solo semi-árido. Desenvolvido em uma linguagem simplificada, possui vários graus de ajuda, possibilitando sua utilização mesmo que o usuário não seja um especialista.

O Sistema, fruto da parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), é voltado para gestores da área agrícola, professores, consultores e estudantes.

Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2104 / 2203
Sophia Gebrim
sophia.gebrim@agricultura.gov.br
Carlos Dias - Embrapa Solos
(21) 2179-4578
carlos@cnps.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário