quarta-feira, 21 de março de 2012

Embrapa Lançará cartilha “Cerrado: Restauração de Matas de Galeria e Ciliares”

 
A Embrapa Cerrados participará da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, com o lançamento da cartilha “Cerrado: Restauração de Matas de Galeria e Ciliares”. O evento, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional das Águas e Fundação Banco do Brasil, será realizado na próxima terca‑feira (20) no auditório instalado na área da Torre de TV, em Brasília.
 
Com recursos da Fundação Banco do Brasil foram elaboradas cinco cartilhas sobre boas práticas de gestão dos recursos hídricos. As outras publicações têm como temas a Participação Social e Mecanismos de Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), Água e Mudanças Climáticas, A Integração das Águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani, e Matriz de Coeficientes de Consumo da Água na Indústria e na Irrigação.

Matas Riparias

A cartilha elaborada pelos pesquisadores Fabiana Aquino, Lidiamar Albuquerque, Araci Alonso, Jorge Enoch Werneck Lima e a analista Evie de Sousa apresenta conceitos e técnicas para conservar e recuperar a vegetação ripária (matas de galeria e matas ciliares), importantes para a preservação de rios que fazem parte das bacias hidrográficas no Cerrado.
Um dos objetivos da cartilha, de acordo com a pesquisadora Lidiamar Albuquerque, é sensibilizar os agricultores da importânciadas ações integradas para a preservação.

“Não adianta apenas pensar uma questão pontual, é preciso ter a visão do contexto da paisagem. O agricultor não pode só se preocupar com o rio que passa em sua propriedade, mas também na área de seu vizinho que pode estar desmatando”, explica.

A cartilha é resultado das coletas de dados realizadas em diversos projetos de pesquisa ao longo dos anos da Unidade e do projeto Aquaripária, em desenvolvimento. Esse projeto testa métodos para a restauração ecológica das matas ripárias no Cerrado. De acordo com Lidiamar, a cartilha será de grande utilidade quando, no futuro,
o projeto estiver na fase de transferir tais métodos. Outro projeto que utilizará a publicação é o

Popularização da Ciência e Tecnologia: espaços de interação no Cerrado, liderado pela pesquisadora Araci Alonso.

Liliane Castelões
Embrapa Cerrados

0 comentários

Postar um comentário