quarta-feira, 21 de março de 2012

Embrapa Lança Versão Atualizada do Mapa de Solos do Brasil


A Embrapa lança, na terça-feira ( 27) , às 10h, na cidade do Rio de Janeiro, o novo Mapa de Solos do Brasil (escala 1:5.000.000).Lançado  originalmente em 1981, o Mapa ganha esta versão utilizando o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SBCS, Embrapa 2006). "Esta atualização utiliza os mais recentes levantamentos de solos, trazendo um avanço na classificação taxonômica", diz o pesquisador da Embrapa Solos Humberto Gonçalves dos Santos.

O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de mais de 50 anos de ciência do solo no Brasil, reflexo do avançado estágio de conhecimento técnico-científico dos solos tropicais pela comunidade científica brasileira. Para sua elaboração, foram utilizados os levantamentos exploratórios de solos produzidos pelo Projeto RadamBrasil ao longo das décadas de 1970 e 1980, complementados por outros estudos mais detalhados de solos produzidos principalmente pela Embrapa e pelo IBGE.

Especificamente para o planejamento territorial, mesmo sem trazer informações para uso local, o mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional, zoneamentos e planejamentos regionais e estaduais, além de planos setoriais, como uso e conservação dos recursos hídricos, corredores de desenvolvimento, sistemas viários e outros.

Este mapa é um instrumento básico para subsidiar estudos, com informações atualizadas sobre os recursos do solos brasileiros, representando uma ferramenta imprescindível para todos que têm no recurso solo o objeto de sua atuação, tais como especialistas em ciência do solo, instituições de ensino e pesquisa, empresas de planejamento agropecuário ou florestal, técnicos da extensão rural, pesquisadores  de diversas áreas, ONGs ligadas ao meio ambiente e desenvolvimento, órgãos públicos ligados à agricultura e ao meio ambiente e produtores.
Quem comparecer ao lançamento do Mapa, no dia 27, ganhará uma cópia digital . Para quem não puder vir, o novo mapa será disponibilizado em meio digital na página da Embrapa Solos (http://www.cnps.embrapa.br/).

Livro Também Terá Nova Edição

No mesmo evento também será lançada a 3a edição do Manual de Métodos de Análise de Solos (193 páginas), organizada por um grupo de pesquisadores da Embrapa Solos. A publicação fornece informações para a obtenção de dados analíticos, essenciais para a identificação, a classificação e a interpretação de levantamentos necessários ao planejamento do uso dos solos de regiões tropicais.
O livro também será disponibilizado, em formato PDF, na home page da Embrapa Solos.

Serviço:

Lançamento da Nova Versão do Mapa de Solos do Brasil e da 3a edição do Manual de Métodos de Análise de Solos
Dia 27/03 (terça), às 10h

Auditório da Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1024 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro-RJ)

Mais informações sobre o evento: (21) 2179-4507 ou eventos@cnps.embrapa.br  

Carlos Dias(MTb 20395/RJ )
(21) 2179-4578
carlos@cnps.embrapa.br  

Link para o Mapa Atualizado http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2012/marco/4a-semana/embrapa-lanca-versao-atualizada-do-mapa-de-solos-do-brasil/image/image_view_fullscreen

0 comentários

Postar um comentário