sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Feijão preto BRS Esplendor é opção para o produtor

 
Muito apreciado na culinária brasileira, o feijão está presente em todos os estados da Federação em feijoadas, combinado com o arroz, em sopas, no famoso acarajé da Bahia, entre vários outros alimentos. Assim, essa leguminosa oferece proteínas, ferro e fibras à grande maioria da população do nosso País.

Diferente da proteína animal, o feijão não possui todos os aminoácidos essenciais que o corpo requer. Mas isso não é problema, já que os aminoácidos ausentes podem ser encontrados se combinado com outros alimentos. Um exemplo de combinação perfeita de aminoácidos é o arroz com feijão - o aminoácido metionina está presente em boa quantidade no arroz, porém é escasso no feijão. Já a lisina está em peso no feijão e não no arroz. Assim, juntos na mesma refeição, esses aminoácidos se unem, gerando importantes proteínas para a alimentação humana.

Além disso, o feijão contém ferro, vitaminas do complexo B, molibdênio, ácido fólico, fibras e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. É responsável por conter o aumento repentino das taxas de açúcar e insulina no sangue, esse efeito ocorre porque as fibras solúveis do feijão absorvem água no estômago formando uma espécie de gel que retarda o metabolismo de carboidratos.

Condições de mercado

Após o período de seca no Sul e o excesso de chuva no Sudeste, o que afetou regiões produtoras, o preço do feijão alcançou preços bastante remunerativos para o agricultor. Essa condição de mercado, por exemplo, no Mato Grosso do Sul aumentou substancialmente os preços da saca de 60 quilos. Contudo, nos supermercados desse estado, o consumo permaneceu praticamente inalterado. Mesmo com o preço mais alto, o consumidor não abre mão do feijão no prato do dia-a-dia.

Estímulo de demanda

Estimulando cada vez mais a demanda existente no nosso País por esse produto, e tendo em vista as atuais condições favoráveis para os produtores rurais, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disponibiliza para os produtores de sementes a cultivar de feijão BRS Esplendor.
BRS Esplendor - É uma cultivar do grupo preto, testada em 147 ambientes. Apresenta ciclo de 85 a 90 dias da emergência à maturação fisiológica, alto potencial produtivo (7,5% superior às melhores testemunhas, podendo ultrapassar quatro toneladas por hectare) e arquitetura de plantas ereta. É resistência ao acamamento (adaptada à colheita mecânica direta), ao mosaico-comum e a nove raças de fungos causadores da antracnose, além de apresentar tolerância à murcha de fusário e ao crestamento bacteriano comum.

Época de plantio e regiões indicadas:

1ª Safra - DF, ES, GO, MG, PE, PR, RS, SC, SE e SP.
2ª Safra - DF, ES, GO, MG, MT, MS, PR, RO e SC.
3ª Safra - DF, GO, MG, MT e TO.

As sementes básicas da cultivar estão disponíveis para aquisição, tanto por produtores de sementes como para agricultores, nos Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia (GO) e Ponta Grossa (PR).

INFORMAÇÕES SOBRE AQUISIÇÃO DE SEMENTES


Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Ponta Grossa
Rodovia do Talco, Km 3 – Distrito Industrial – Caixa Postal 2336
CEP – 84045-980 – Ponta Grossa, PR.
Telefone/Fax: (42) 3228-1500
E-mail: enpga.snt@embrapa.br


Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia
Rodovia BR-153, Km 4, Zona Rural, Caixa Postal 714
CEP – 74001-970 – Goiânia, GO.
Telefone: (62) 3202-6000; Fax: (62) 3202-6020
E-mail: engyn.snt@embrapa.br


Lucas Tadeu Ferreira (MTb-DF 3032 e Conrerp-DF 620) e Isaac Leandro de Almeida.
Embrapa Transferência de Tecnologia
Gerência de Promoção Tecnológica
E-mail: isaac.leandro@embrapa.br
Fone: (61) 3448-1824

0 comentários

Postar um comentário