segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Faculdade oferece especialização em Rastreabilidade Animal



Um curso de especialização em Rastreabilidade e Certificação de Produtos de Origem Animal está sendo oferecido na Faculdade Cantareira em São Paulo, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Ambiência da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) pretende suprir a demanda do profissional focado em rastreabilidade animalno setor. 

O estudo pretende abordar atividades de planejamento, implementação, organização e gerência de programas de rastreabilidade da produção animal, em áreas como abovinocultura, suinocultura e avicultura. Segundo a instituição, todos os programas são desenvolvidos junto a profissionais de diversos setores da agropecuária nacional. 

De acordo com o professor doutor Iran José Oliveira da Silva, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência da Esalq/USP, o curso ganhou destaque após a crise mundial de 2001. Nesta época, segundo o coordenador, começaram a surgir doenças como o “Mal da Vaca Louca” e a gripe aviária em uma série de países do mundo, causando uma queima do excedente de produção e entraves na produção industrial de animais. 

“Estes fatos desencadearam maior necessidade de controle e atenção às questões de segurança alimentar e rastreabilidade de processos no setor agropecuário. Estas práticas, que se tornaram comuns para o mercado internacional de exportação de proteína animal, pressionaram a demanda de profissionais para atender essas áreas em empresas e instituições públicas", afirma o coordenador. 

Com duração de 18 meses, a especialização possui dois módulos: básico e específico. Ao todo, são 14 disciplinas, com 30 horas cada, totalizando a carga horária de 360 horas, além da exigência de entrega de monografia ao final do curso. 

A seleção para o curso é composta por análise de currículo do candidato e, se necessário, entrevista com a coordenação do curso. 
Mais informações www.cantareira.br/pos

Globo Rural

0 comentários

Postar um comentário