quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EPAMIG Realiza Dia de Campo para Cultura da Oliveira e as Tecnologias para o Processamento de Azeitonas e Produção de Azeite


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza no próximo dia 2 de março, a partir das 8 horas, na Fazenda Experimental de Maria da Fé (Sul de Minas), o dia de campo "A Cultura da Oliveira: Aspectos Culturais e Tecnologias para o processamento". O evento, composto por palestras e dinâmicas de campo, vai apresentar um panorama da olivicultura em Minas Gerais e abordar temas como plantio, tratos culturais e métodos para a obtenção de azeitona e azeite de ótima qualidade.

A EPAMIG pesquisa há mais de trinta anos a cultura da oliveira na região da Serra da Mantiqueira e em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva do Brasil. O produto obtido alcançou índices de acidez entre 0,2 e 0,7% e foi classificado como virgem extra, com a qualidade similar aos melhores azeites do mundo.

Atualmente 50 municípios da região (40 em Minas Gerais e 10 no estado de São Paulo) utilizam as tecnologias da EPAMIG em olivicultura. O gerente do Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite, Nilton Caetano de Oliveira, afirma que 90% dos olivais são voltados para a produção de azeite. "Neste ano a estimativa é que a produção seja de 20 toneladas de azeitonas e três mil litros de azeite. Mas vale ressaltar que ainda estamos no começo da produção, grande parte das lavouras está com apenas cinco anos", informa Nilton, destacando que esta é a fase inicial de produtividade da oliveira.

As primeiras amostras do azeite de oliva produzido em Minas Gerais estão sendo comercializadas pela Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive) em eventos promocionais. De acordo com Nilton Caetano, cada litro do produto é vendido por R$200. A Assoolive foi constituída em 2009 e reúne 55 produtores de 43 municípios da região.

O dia de campo apresentará novidades como cosméticos - cremes e sabonetes - desenvolvidos à base de azeite por uma empresa da cidade de Maria da Fé. A expectativa é que o evento reúna 250 produtores dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

As inscrições, no valor de R$30, devem ser feitas no local. Mais informações pelo telefone (35) 3662-1227 ou e-mail femf@epamig.br  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
 
Dia de campo "A Cultura da Oliveira: Aspectos Culturais e Tecnologias para o processamento"."

Data: 02 março de 2012
Horário: 8h (inscrições)
Local: Fazenda Experimental da EPAMIG em Maria da Fé - Rua Washington Alvarenga Viglione s/n, bairro Vargedo.

0 comentários

Postar um comentário