quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Empresa lança secador móvel de grãos movido a Gás LP

 

Equipamento está sendo utilizado principalmente nas plantações de feijão


Em parceria com a Boom, companhia especializada em tecnologia, a Supergasbras, desenvolveu um secador móvel de grãos, que leva para as lavouras uma estrutura para fazer o beneficiamento da safra, por um custo competitivo. O projeto, que segundo a empresa é pioneiro no Brasil, pretende diminuir os custos dos produtores, com a utilização de técnicas ecologicamente corretas e economicamente viáveis. 

Pesquisas realizadas ao longo de um ano, em 2010, e entrou em operação em 2011. O sistema é transportado até a lavoura por uma carreta, juntamente a um tanque de Gás LP. Ocupando uma pequena área, os grãos são inseridos no equipamento, que faz a secagem por meio da queima dogás. Com o equipamento ainda é possível pesar, separar e ensacar a safra e pode ser usado em plantações de feijão, café, milho, trigo, arroz e soja. 

No Brasil, o equipamento já está sendo utilizado em 50 fazendas, principalmente nas safras de feijão. “Os grandes beneficiados da nova tecnologia são os pequenos e médios agricultores. A secagem dos grãos obriga os fazendeiros a ter uma grande infraestrutura de beneficiamento, e os que não têm recorrem às cooperativas que fazem esse trabalho. Além do custo com o transporte, outro problema apontado é que nas cooperativas não há separação dos grãos de cada produtor, gerando com isto perda de valor no mercado comprador”, afirma Marcos Moisés, gerente de desenvolvimento de mercado da Supergasbras. 

A companhia avalia que, com o novo sistema, os produtores podem ter menos custo de transporte, já que a máquina vai até a lavoura. De acordo com a empresa, o sistema seca a safra mesmo em dias chuvosos, o que se considerada uma vantagem em relação ao sistema convencional. 

O secador móvel de grãos tem capacidade de beneficiar até 2 mil sacas de feijão por dia e, em média, são usados 0,5 quilos de Gás LP em cada uma. Até o momento, a distribuidora atende o mercado nacional com seis carretas e planeja crescimento.

Fonte: Globo Rural

0 comentários

Postar um comentário