quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Citricultor Brasileiro quer Proibir o uso de fungicidas não aprovados nos EUA



Um informe veiculado pelo Departamento de Citricultura da Sociedade Rural Brasileira nos últimos dias alerta para a necessidade de o produtor rural suspender imediatamente o uso do fungicida carbendazim nos pomares brasileiros. A decisão faz parte de uma campanha nacional que visa conscientizar os citricultores sobre a proibição do uso deste fungicida no mercado norte-americano, grande importador do suco de laranja brasileiro, que detém aproximadamente 15% das exportações do Brasil. Além do carbendazim, outros fungicidas que contenham theophanato methyl também devem ter o uso suspenso nos tratos culturais da laranja. 

A necessidade de banir o uso destes fungicidas reflete a decisão do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula o segmento de alimentos norte-americano, que barrou há duas semanas a entrada de carregamentos de suco de laranja concentrado, cujos testes indicaram que continham pequenas doses de carbendazim, produto proibido nos Estados Unidos. Cinco carregamentos brasileiros estão parados até que o FDA se posicione acerca de um pedido de tolerância de importação que a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) fez na semana passada. 

O carbendazim é aceito pela Organização Mundial do Comércio (OMC), mas parou deixou de ser permitido nos Estados Unidos no final de 2009. O fungicida combate duas doenças comuns nos pomares de citros: a pinta-preta, que deixa pintas escuras na fruta (que afeta mais o comércio da laranja de mesa) e a estrelinha, que é um fungo que ataca o pomar na fase de floração, derrubando flores que futuramente iriam se transformar em frutos. O produto é usado no país há mais de 40 anos, mas é considerado por alguns analistas antiquado. O problema, segundo citricultores, é que as opções ao carbendazim e ao theophanato methyl são mais caras e devem elevar o custo de produção brasileiro.



Fonte: Globo Rural

0 comentários

Postar um comentário