terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Zoneamento Agrícola orienta plantio de três culturas Trigo Sequeiro , Cevada Sequeiro e Feijão


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 06 de janeiro, o zoneamento agrícola do trigo de sequeiro para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mais o Distrito Federal; e do trigo irrigado para os estados do Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal.
A orientação também se refere ao plantio da cevada de sequeiro para os estados da região Sul e da cevada irrigada para Goiás, Minas Gerais e São Paulo, mais o Distrito Federal. O estudo apontou ainda orientação para o plantio da terceira safra de feijão no estado do Paraná, feito entre os meses de fevereiro e março.
Nas regiões tradicionais de cultivo comercial de trigo, os maiores riscos de perda de produção estão relacionados com o excesso de chuvas na colheita, temperaturas elevadas e deficiência hídrica.
No caso da cultura do trigo irrigado, o rendimento é influenciado pelas condições climáticas das áreas de cultivo. Por isso, o trigo irrigado se adapta nas zonas tropicais e subtropicais. O plantio sob condições controladas de irrigação e manejo adequado apresenta grande potencial de produção, alto rendimento de grãos e estabilidade de produção.
A cevada de sequeiro é uma opção de cultivo de inverno para os produtores de grãos da região Sul do país. Por ser precoce e tolerante ao frio, pode ser semeada e colhida mais cedo que os demais cereais de inverno. Já a cevada irrigada é alternativa para o inverno, especialmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também na região sudeste do país.
O feijão é uma fonte de proteína que faz parte da alimentação básica de grande parte da população. Trata-se de uma cultura apropriada para compor desde sistemas agrícolas intensivos, altamente tecnificados, até aqueles com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência. Na safra 2010/2011, o Paraná cultivou 6,1 mil hectares de feijão (3ª safra), com produção de 4,3 mil de toneladas, de acordo com dados do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), referente a dezembro de 2011.
Com a divulgação do zoneamento agrícola, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento quer identificar os municípios e os períodos de semeadura, para as culturas, em condições de baixo risco climático nas regiões do estado.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2104 / 2203


imprensa@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário