quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cultivo de Tangerina por Enxertia



Todas as plantas de citros, inclusive a tangerina-poncã, podem ser cultivadas a partir de sementes. Todavia, devido ao cruzamento entre o pólen de qualquer laranjeira com o óvulo da tangerineira poncã, pode surgir uma laranjeira, uma tangerineira ou algo entre as duas fruteiras.

Além disso, uma planta nascida diretamente da semente, conhecida como pé-franco, demora em média mais de sete ou oito anos para iniciar a produção. Assim, a recomendação técnica é realizar o cultivo de mudas enxertadas, que mantêm as mesmas características da planta-mãe e cuja produção começa em cerca de dois a três anos após o plantio.

A técnica indicada é a de “T” invertido, com inserção da gema sob a casca do porta-enxerto, seguida de amarrio com plástico, material que deve ser retirado após o pegamento da gema, o que ocorre, em geral, 21 dias após efetivada a enxertia.

CONSULTOR: JOSÉ DAGOBERTO DE NEGRI, pesquisador do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rod. Anhanguera, km 158, s/nº, Caixa Postal 4, CEP 13490-970, Cordeirópolis (SP), tel. (19) 3546-1399,
dagoberto@centrodecitricultura.br   e Globo Rural

0 comentários

Postar um comentário