quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Livro responde a 500 perguntas de produtores sobre fruticultura irrigada




A Embrapa Semiárido lança um livro que acerta em cheio no esclarecimento de dúvidas que os produtores costumam ter quando estão envolvidos com o plantio, o manejo e até a comercialização de frutas produzidas nas condições irrigadas do Nordeste brasileiro.

Com o título “Fruticultura irrigada: o produtor pergunta, a Embrapa responde”, o livro faz parte da Coleção 500 Perguntas - 500 Respostas, e aborda 19 temas que são essenciais à obtenção de cultivos produtivos e competitivos, de acordo com um dos seus editores, Elder Manoel de Moura Rocha, Supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Semiárido.

As questões expostas na publicação foram todas levantadas em cartas e mensagens eletrônicas recebidas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da instituição. Por ano, este serviço recebe centenas de correspondências encaminhadas por um público constituído de produtores, empresários da agroindústria, agricultores familiares, agrônomos, profissionais vinculados à assistência técnica e estudantes de ensino médio e superior.

Um dos critérios adotados para a seleção das perguntas foi que elas englobassem um conjunto de questões relevantes nas cadeias produtivas de frutas como manga, uva, goiaba, banana e acerola. As perguntas respondidas por pesquisadores da Embrapa Semiárido vão de assuntos como agrometeorologia, relação solo–água–planta, fitossanidade, manejo orgânico do solo e irrigação, até colheita e pós-colheita, processamento e comercialização, dentre outros.

Na apresentação do livro, o pesquisador Natoniel Franklin de Melo, Chefe Geral da Embrapa Semiárido, destaca que ao consultar a publicação, agricultores, empresários e técnicos acessarão informações e conhecimentos que podem significar aumento nos índices de produtividade, incremento da renda das unidades produtivas e aproveitamento mais racional – e menos degradante – dos recursos naturais.

A publicação pode ser adquirida na sede da Embrapa Semiárido ou no seu escritório, localizado no Centro de Convenções, em Petrolina – PE.

Frutas no Semiárido

 
Na região semiárida está um dos principais polos frutícolas do Brasil. O bom desempenho na produção de frutas como manga e uva está associado especialmente ao ambiente quente e seco do sertão e à disponibilidade de água para a irrigação. Há 36 anos atuando na região, a Embrapa mantém um contínuo e abrangente programa de pesquisa e desenvolvimento voltado para a agricultura irrigada e os resultados são explicados de forma didática no livro “Fruticultura irrigada: o produtor pergunta, a Embrapa responde”.

Na região do Polo Petrolina (PE)/Juazeiro (BA), a produção de frutas tropicais perdura por todo o ano, ou seja, o agricultor pode programar o mês de colheita para as principais espécies exploradas, uma grande vantagem em relação às outras regiões do país. O emprego de tecnologias modernas de produção e de gestão repercute em elevação de produtividade e qualidade dos cultivos, e credencia a produção regional a se inserir em mercados competitivos do Brasil e do exterior.

De pomares de uva e de manga cultivados, principalmente, no Submédio do Vale do São Francisco, são colhidas mais de 90% das frutas exportadas para os Estados Unidos e União Européia. Somente em 2008, o Brasil exportou 133.724 toneladas de manga, que renderam U$ 101,123 milhões. Desse total, 93% do volume exportado e dos valores arrecadados tiveram origem e destino nos produtores da região.

Já de uva, a principal fruta brasileira em faturamento pela exportação (U$ 169,2 milhões), o país exportou 82.242 toneladas. O Submédio do Vale do São Francisco foi responsável por 99,1% das exportações, assim como por 99,4% do faturamento nacional.

Contatos

Elder de Moura Rocha – organizador do livro;
Fernanda Birolo – jornalista (MTb 81/AC);
Marcelino Ribeiro – jornalista (MTb 1127/BA);
(87) 3866-3734

0 comentários

Postar um comentário