sábado, 10 de dezembro de 2011

Lançamento editorial aborda nutrição de guandu e leucena



Consideradas entre as mais conhecidas e  comuns opções para a alimentação animal, o guandu e a leucena são espécies vegetais muito importantes em sistemas de produção, usadas não só como cobertura do solo, mas pelo que representam como fontes para fixação de nitrogênio.

Na publicação Desordens nutricionais e síntese de compostos fenólicos e taninos totais em guandu e leucena, que acaba de ser lançada em segunda edição revista e ampliada, pesquisadores e estudantes poderão ter em mãos uma obra de referência, relacionada à influência dos macro e micronutrientes na síntese de fenóis e taninos totais.

Resultado de uma parceria editorial entre a Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Informação Tecnológica, Unidade responsável pela edição e impressão da obra, o texto apresenta um estudo e os respectivos dados de pesquisas com a introdução dessas plantas na alimentação animal.

De acordo com os resultados, solos com deficiência de nitrogênio, potássio,  cálcio, enxofre, boro e manganês, e com excesso de cobre, ferro, manganês e zinco, tendem a contribuir para que as plantas produzam mais compostos fenólicos. O livro tem linguagem e informações técnicas, e descreve a metologia utilizada para quantificação e qualificação de taninos, a qual levou às conclusões do estudo. 
 Serviço: Desordens nutricionais e síntese de compostos fenólicos e taninos totais em guandu e leucena (87 páginas) está disponível para venda na Livraria Embrapa, e pode ser adquirido por R$ 18,00, bastando para isso acessar diretamente a página eletrônica (www.embrapa.br/liv), ligar para +55 (61) 3448-4236, ou contatar pelo e-mail (vendas@sct.embrapa.br).

O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901. As novidades editoriais também podem ser acompanhadas pelo perfil da Livraria Embrapa no Twitter: www.twitter.com/livrariaembrapa


Redação
Kátia Marsicano – 03645 MTb
Embrapa Informação Tecnológica
Brasília – DF
katia@sct.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário