quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estudo indica áreas para o plantio de sete culturas


 


Governo publica zoneamento agrícola de mandioca, milheto, citros, milho, algodão herbáceo, amendoim e goiaba


As portarias com o zoneamento agrícola para as culturas demilheto, citros, mandioca, milho, algodão herbáceo, amendoim e goiaba foram publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5/12). 

De acordo com a publicação, Maranhão, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte são os melhores estados para o plantio do milheto. A gramínea é uma planta rústica, com grande resistência à seca.

As espécies do gênero citrus incluem laranja doce e azeda,tangerina, limão, lima ácida toranja e pomelo. Os ciclos de desenvolvimento variam entre seis e dezesseis meses. Por conta disso, essas plantas não podem sofrer deficiências hídricas durante o florescimento, o que compromete a produtividade das culturas. De acordo com as portarias, os citros podem ser cultivados na Bahia, no Pará, em Alagoas e Sergipe. 

A mandioca é uma planta rústica com ampla adaptação às condições mais variadas de clima e solo. A radiação solar, a temperatura e o regime hídrico são os elementos climáticos que mais influenciam no desenvolvimento da cultura. O plantio é recomendado em municípios de Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. 

O cultivo de milho safra 2011/2012 está previsto para Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A disponibilidade de água tem grande influência na produtividade do grão. Em cultivos não irrigados, esse fator varia de acordo com a precipitação na região em época de semeadura e a quantidade de água disponível no solo. Em relação ao déficit de água, a fase mais crítica é a de enchimento de grãos.


No caso do algodão herbáceo, as condições de temperatura, umidade do solo, e luminosidade devem ser as mais observadas. O estudo analisa áreas da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Ceará.
O amendoim adapta-se a uma larga faixa de climas, desde os equatoriais até os temperados, com melhor desenvolvimento em climas quentes. Temperaturas de 30ºC ou ligeiramente superiores são as mais benéficas para agerminação e formação do óleo nos grãos. O estudo é para o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba. 

São Paulo e Pernambuco são os estados indicados para o plantio da goiaba. A goiabeira é um arbusto que pode atingir de três a seis metros de altura, possuindo tronco tortuoso e folhas opostas que se desprendem do ramo quando amadurecem.  
Fonte: MAPA e Globo Rural

0 comentários

Postar um comentário