segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Zoneamento Agrícola Indicam os Municípios com as melhores condições climáticas e períodos de plantio mais adequados para as culturas do feijão de segunda safra, gergelim, seringueira, abacaxi e cacau


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nesta segunda-feira, 21 de novembro, as portarias de zoneamento agrícola que indicam os municípios com as melhores condições climáticas e períodos de plantio mais adequados para as culturas do feijão de segunda safra, gergelim, seringueira, abacaxi e cacau.

A publicação recomenda o plantio da segunda safra de feijão no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, e Tocantins. O  feijoeiro comum tem grande importância econômica e social, pois é cultivado por pequenos e grandes produtores em diversificados sistemas de produção. Na última segunda safra do grão, de 2010/2011, o Mato Grosso se destacou colhendo 164 mil toneladas do produto, seguido de Minas Gerais, de onde saíram 117 mil toneladas de feijão.

O gergelim poderá ser plantado no Pará, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco Piauí e Rio Grande do Norte. A oleaginosa é considerada de excelente qualidade, pois as sementes contêm cerca de 50% de óleo que pode ser utilizado no segmento alimentar, químico, farmacêutico e em produtos naturais.

Já a cultura da seringueira, que encontra condições favoráveis de desenvolvimento no sudeste asiático, tem como principais produtores nacionais os estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Tailândia, Indonésia e Malásia respondem por 90% da produção mundial de borracha natural.

Originário do Brasil, o abacaxi é economicamente explorado na maioria dos estados, com importante contribuição na geração de renda e emprego. O fruto é típico das regiões tropicais e subtropicais, mas é sensível à falta de água, especialmente durante o período de crescimento vegetativo, quando são determinados o tamanho e as características da frutificação. O estudo indica os melhores municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para o cultivo do abacaxi.

Espírito Santo e Minas Gerais são os estados que tiveram a previsão do estudo climático para o plantio do cacau. A planta é perene e é encontrada tanto nas terras baixas, dentro de bosques escuros, como em florestas menos exuberantes e menos úmidas das Américas. O cacaueiro começa a frutificar com cerca de três anos e produz normalmente a partir do oitavo até os trinta anos após o plantio.

Consulte a seqüência de Portarias (da 403 a 434) : http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=5&data=21/11/2011



Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2104 / 2203
Leilane Alves
leilane.pereira@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário