quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CMN facilita crédito para produtor rural e agroindústria


O Conselho Monetário Nacional (CMN), em sessão realizada nessa terça-feira, 29 de novembro, aprovou mudanças na comprovação do valor do produto oferecido em garantia pelo produtor rural ou de aquisição pelas agroindústrias nas operações de EGF (Empréstimo do Governo Federal).

A partir de agora, a operação poderá ser realizada com base nos ágios e deságios sobre o preço mínimo, definidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de acordo com o tipo e qualidade do produto. Essa medida ajusta financiamentos de comercialização de produtos agrícolas e facilita o acesso ao crédito tanto pelo produtor rural quanto pela agroindústria.

A regra anterior exigia que a referida comprovação fosse feita somente pelo preço mínimo básico. A medida torna possível a contratação de EGF com recursos controlados do crédito rural vinculadas a produtos cuja qualidade seja inferior ao tipo básico definido pelo CMN, no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos.

Saiba mais

Empréstimo do Governo Federal (EGF) - É uma linha de crédito utilizada para financiar a estocagem de produtos agrícolas incluídos na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a venda futura em melhores condições de mercado e o beneficiamento/industrialização de animais (aves e suínos).

confira o voto do CMN. http://www.fazenda.gov.br/portugues/documentos/2011/Votos%20da%20Reunião%20do%20CMN%20(agricola).pdf


Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-3086 / 2203
Leilane Alves
leilane.pereira@agricultura.gov.br

0 comentários

Postar um comentário