segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ABCZ e Embrapa dão início a projeto sobre doenças hereditárias em zebuínos


A partir do próximo mês de dezembro, a ABCZ e a Embrapa Gado de Leite darão início a uma ampla pesquisa, que tem como principal objetivo fazer o levantamento genômico de doenças hereditárias em animais das raças zebuínas.

Através do projeto “Genômica Aplicada à Saúde Animal”, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Dr. Marcos Vinicius Barbosa G. da Silva, pretende identificar os indivíduos portadores de genes de anomalias hereditárias, com a finalidade de evitar que tais anomalias sejam repassadas às próximas gerações.
“A manifestação destas doenças hereditárias sempre foi uma preocupação da ABCZ. Nos últimos anos, fizemos um levantamento da incidência destas doenças e constituímos um banco de dados muito interessante, que será utilizado nas pesquisas do projeto”, afirma o superintendente Técnico Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Segundo Carlos Henrique, anualmente centenas de animais zebuínos são desclassificados durante a avaliação para Registro Genealógico de Nascimento, feita pelos técnicos da ABCZ, devido à manifestação de doenças hereditárias. Dentre as mais frequentes estão doenças como lábio leporino, prognatismo e inhatismo (assimetria dos maxilares), hérnia, hipoplasia e hiperplasia (desenvolvimento ou falta de desenvolvimento dos testículos), etc.
O projeto terá início a partir do mês de dezembro, quando os técnicos da ABCZ serão orientados a coletar amostras de sangue dos animais identificados como portadores destas doenças hereditárias. A coleta de amostra de sangue será realizada nas propriedades durante a vistoria para concessão de Registro Genealógico.

Após a coleta, o material será enviado para a Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG. “A ideia é formar um banco de DNA e, posteriormente, dar início às pesquisas genômicas para identificação dos indivíduos portadores de doenças hereditárias. Acreditamos que após seis meses do início da coleta das amostras, já será possível dar início às pesquisas genômicas”, explica o pesquisador Dr. Marcos Vinicius Barbosa G. da Silva.
Todas as raças zebuínas registradas pela ABCZ participarão do projeto de pesquisa, que contará com total sigilo dos animais participantes.

Fonte: ABCZ

0 comentários

Postar um comentário