terça-feira, 18 de outubro de 2011

Zoneamento agrícola orienta o plantio de feijão-de-corda


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 17 de outubro, as condições mais favoráveis para o plantio de feijão caupi, o feijão-de-corda, no Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. O zoneamento agrícola, com a lista dos municípios aptos e os períodos mais adequados para a semeadura, foi publicado nas portarias de 374 a 378.

O estudo de risco climático indica o melhor período para plantar determinada cultura em cada município, segundo a análise histórica do comportamento do clima. Para o feijão, a indicação foi realizada com base no balanço hídrico da cultura, estimado com o uso de variáveis climáticas, como ocorrência de chuvas, temperatura e disponibilidade de água no solo.

As melhores temperaturas para o bom desenvolvimento do feijão caupi estão entre 18ºC e 34ºC. A cultura exige um mínimo de 300 mm de chuvas ao longo do ciclo. A falta de água, perto do florescimento, pode causar diminuição no crescimento vegetativo, limitando a produção.

Portaria 374: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=17/10/2011&jornal=1&pagina=4&totalArquivos=112

Portaria: 378: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=17/10/2011&jornal=1&pagina=11&totalArquivos=112


Fonte: MAPA    Autora: Débora Bazeggio

0 comentários

Postar um comentário