segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sul de Minas entra no circuito de feiras do Pró-Genética


Técnicos da Emater-MG e produtores rurais participaram esta semana do Curso de Atualização Técnica para Extensionistas. O evento, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Passos (MG), tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam no Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais). 

Durante as aulas teóricas, ocorridas no auditório do Sindicato Rural de Passos, os participantes conheceram, entre outros assuntos: as raças zebuínas, as linhas de crédito rural para financiamento de touros, o Pró-Genética, que foi criado em 2006 pela ABCZ e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais com o intuito de aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades.


O segundo dia do Curso de Atualização Técnica para Extensionistas teve aulas práticas sobre as raças gir leiteiro, tabapuã, nelore, guzerá e girolando. As aulas aconteceram na Fazenda Cancan, de propriedade de José Coelho Victor. O criador também cedeu animais das raças gir leiteiro, tabapuã e girolando para serem utilizados nas aulas. Os animais nelore pertenciam à Fazenda Sabiá. Já os exemplares guzerá foram cedidos pelo criador João Conte.

De acordo com o Gerente de Fomento PMGZ Corte da ABCZ, Lauro Fraga, o curso contribuiu para introduzir o programa Pró-Genética na região de Passos, que é uma importante bacia leiteira de Minas Gerais. Como resultado do evento, três feiras já estão pré-agendas para o primeiro semestre de 2012 nos municípios de São Roque de Minas Gerais, Cássia e Passos. 


Nas feiras do Pró-Genética, são comercializados touros registrados para pequenos e médios produtores rurais. Eles podem utilizar linhas de financiamento de vários bancos e cooperativas de crédito para adquirir os animais. Para garantir a qualidade genética dos animais ofertados, o gado é inspecionado por técnicos da ABCZ e precisam atender à diversas exigências em relação à sanidade (teste negativo de brucelose e tuberculose), reprodução (exame andrológico positivo) e idade (entre 20 e 42 meses). Além disso, os reprodutores precisam ter Registro Genealógico Definitivo.

O próximo Curso de Atualização será em Salvador (BA) entre os dias 1º e 2 de dezembro. Os interessados podem fazer inscrição no escritório da ABCZ na capital baiana (Av. Ademar de Barros, 967 – Ondina - telefone: (071) 3245-3248 - e-mail: etrssa@abcz.org.br). O curso deve contar com a participação de técnicos da extensão rural, da defesa sanitária, sindicatos rurais, cooperativas e Secretaria de Agricultura.

Próximas feiras do Pró-Genética 


Amanhã (21/10), criadores do Espírito Santo participarão da Feira de Touros do Pró-Genética. O evento ocorrerá no Parque de Exposição Nilson Nardacci Figueiredo, em Ecoporanga durante todo o dia. 


No dia 28 de outubro, será a vez de Nanuque (MG) realizar sua feira. Em Ibiá (MG), a feira será no dia 25 de novembro. Os interessados em comercializar animais na feira devem entrar em contato com a ABCZ (pmgzcorte@abcz.org.br).



Os criadores que quiserem comprar animais podem fazer o cadastro junto a Emater da região, caso queiram utilizar linhas de financiamento, pois o órgão auxilia na preparação dos documentos necessários. Para as compras à vista, não é preciso cadastro prévio.


Fonte: ABCZ     Autora: Larissa Vieira

0 comentários

Postar um comentário