sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Zoneamento agrícola orienta o plantio de mamão



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para omamão nos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e no Distrito Federal. A lista dos municípios contemplados pelo estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (13/9) e estão detalhados nas portarias de 349 a 360. 

O zoneamento agrícola indica o melhor período para plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. 

O mamão é cultivado em quase todo território brasileiro e os principais produtores são os estados da Bahia e do Espírito Santo. Segundo o zoneamento, a temperatura média anual para o desenvolvimento satisfatório da cultura deve ser maior que 20ºC. O déficit hídrico anual deve ser menor que 80 milímetros. Nas regiões em que a deficiência hídricaé maior, o cultivo só é indicado com irrigação. 


Portarias 349 a 360 : http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=10&data=13/09/2011



Fonte: Globo rural

0 comentários

Postar um comentário