quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Embrapa Apresenta Três Novos Cultivares de Pimenta


Com o objetivo de ampliar a articulação e integração dos diversos segmentos da cadeia produtiva, identificar perspectivas, oportunidades e tendências de mercado, além de divulgar a realidade local e nacional do agronegócio pimenta e pimentão, é que serão realizados o IV Encontro Nacional do Agronegócio Pimenta e Pimentão, o II Seminário de Pimentas de Monte Carmelo e o lançamento do Selo de Sustentabilidade, concedido àqueles que utilizam práticas sustentáveis na produção.

Esses eventos acontecerão na cidade de Monte Carmelo-MG, nos dias 8 e 9 do corrente mês de setembro. Serão organizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Prefeitura de Monte Carmelo e Associação dos Produtores de Pimenta de Monte Carmelo e Região Monte Carmelo. Durante esse Encontro serão apresentadas as cultivares de Pimenta BRS Moema, BRS Seriema e BRS Mari, desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças.

A BRS Moema, cultivar de pimenta do grupo conhecido popularmente como “biquinho”, apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos sem ardume, ou seja, sem picância ou pungência. Os frutos apresentam coloração verde quando imaturos, alaranjada em fase de maturação e vermelha quando maduros. Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplantio das mudas para o campo. Possui potencial tanto para o mercado de frutos frescos como para o processamento de conservas para aperitivos e geléias. Seus frutos são aromáticos, crocantes, saborosos e atendem consumidores que não gostam de ardor. Pode ainda ser utilizada como planta ornamental.

A BRS Seriema pertence ao grupo popularmente conhecido como “bode”, é muito aromática e além de apresentar boa produtividade tem frutos pequenos. A passagem de coloração do fruto imaturo para maduro apresenta a seguinte ordem: verde, verde arroxeado, laranja, vermelho e vermelho escuro. Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplante das mudas para o campo. É indicada para o processamento em forma de conservas e também para o mercado in natura. Seus frutos são aromáticos, pequenos (facilitando o envase) e saborosos. Processados em forma de conserva mantêm-se rígidos e com coloração vermelha.

A BRS Mari é uma cultivar tipo "dedo-de-moça", que apresenta frutos com elevada pungência, alta produtividade e excelente uniformidade de planta e frutos. Os frutos, alongados e pendentes, apresentam coloração verde amarelada quando imaturos e vermelha quando maduros. Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos tem início cerca de 70 dias após o transplante. O alto grau de homogeneidade e a uniformidade de plantas e frutos dessa cultivar merecem destaque. Também tem um grande potencial para ser utilizada na produção de pimenta calabresa, pois seu alto conteúdo de capsaicina é altamente desejável para a indústria frigorífica e de embutidos. Seus frutos podem ser utilizados tanto para consumo fresco como para processamento na forma de molhos líquidos e desidratados em flocos com as sementes (pimenta calabresa). Em condições de clima e solo favoráveis, chega a produzir 35 t/ha no período de 6 meses, quando cultivada segundo as recomendações da Embrapa.

A Pimenta – Conhecida no Brasil desde o descobrimento, e devido à grande diversidade, pode-se afirmar que as tribos indígenas nativas cultivavam e colhiam essa especiaria. De acordo com a EMATER-DF, o consumo per capita de pimenta no Brasil, somando-se o consumo direto (o próprio fruto) e indireto (como tempero em alimentos), é de aproximadamente 2 g por dia.

No IV Encontro Nacional do Agronegócio Pimenta e Pimentão a integração entre entidades públicas e privadas proporcionará aos participantes uma rica experiência que contribuirá para o setor produtivo e orientará as pesquisas no campo da Ciência e Tecnologia.

Informações sobre aquisição de Sementes:
Unidade de Produção da Embrapa Transferência de Tecnologia em Brasília
Estrada Parque Contorno Taguatinga/Gama Km 03
Fazenda Sucupira - Caixa Postal 6840
CEP: 71.720.971 - Brasília-DF
Fone: (61) 3333-7878
E-mail:
enbsb.snt@embrapa.br


Informações sobre as cultivares:
Embrapa Hortaliças
Rodovia BR 060, Km 09
CEP 70359-970 – Gama – DF
Caixa Postal 218
Fone: (61) 3385-9000; Fax: (61) 3556-5744
E-mail:
sac@cnph.embrapa.br
Site:




Lucas Tadeu Ferreira (MTb-DF 3032 e Conrerp-DF 620) e Isaac Leandro de Almeida, com a colaboração de Hugo Dias da Costa Villas Bôas.
Embrapa Transferência de Tecnologia

Crédito da imagem: Leandro Lobo
http://www.cnph.embrapa.br/

0 comentários

Postar um comentário