terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cebola BRS Riva Mais Produtiva de Excelente Padrão Comercial




OrigemBRS RIVA' é uma cultivar de cebola (Allium cepa L.) amarela do grupo 'Baia' desenvolvida pela Embrapa.

Características

Os bulbos têm massa média de 115 g e são de formato globular. A polpa é de coloração branca. Os catáfilos externos são bem aderidos, de espessura média e cor marrom média. O teor de matéria seca é de cerca de 11% e a pungência é alta (cerca de 8 µmol de ácido pirúvico por grama de massa fresca de bulbo).

O ciclo de maturação é de cerca de 165 dias quando se utiliza o método de transplante de mudas e de 140 dias no de semeadura direta nas regiões Centro-Oeste e Sudeste com semeadura em março-abril. Nestas condições, 'BRS RIVA' produz, em média, 10 t de bulbos comerciais a cada 100.000 plantas até a densidade de 600.000 plantas.ha-1, limite recomendado para a cultivar, o que confere um potencial produtivo de até 60 t.ha-1.

Vantagens

BRS RIVA' apresenta elevado potencial produtivo de bulbos pungentes com excelente padrão comercial. Possui tolerância alta à mancha púrpura, uma das principais doenças da cultura.

Apresenta boa conservação pós-colheita com época de brotação tardia em condições de temperatura ambiente.
 
Sementes

A Embrapa Transferência de Tecnologia emitirá edital público específico para a assinatura de contratos de parceria com empresas interessadas na produção e comercialização de sementes da cultivar.
Recomendações técnicas

A época de plantio mais indicada é março a maio. Em locais ou períodos do ano de clima ameno, 'BRS RIVA' deverá ser semeada a partir de meados de abril, evitando-se, assim, coincidência da bulbificação com o período mais frio, o que pode ocasionar algum florescimento.

A densidade de plantio recomendada é de até 600.000 plantas.ha-1.
Recomendações técnicas adicionais para o cultivo da cebola poderão ser obtidas na publicação “Cultivo da cebola” no endereço http://www.cnph.embrapa.br/paginas/sistemas_producao/sistemas_producao.htm BRS RIVA' é indicada para cultivo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, na faixa de latitudes entre 13 e 23º.
 
Equipe Técnica
Embrapa Hortaliças

Valter Rodrigues Oliveira
Leonardo Silva Boiteux
Maria Esther Noronha Fonseca
Agnaldo Donizete Ferreira de Carvalho
Ailton Reis
Nuno Rodrigo Madeira
Patrícia Gonçalves Batista de Carvalho
Waldir Aparecido Marouelli
José Lindorico de Mendonça
Werito Fernandes de Melo
Marcelo Targa de Araújo


Embrapa Semiárido
Carlos Antonio Fernandes Santos
Nivaldo Duarte Costa


Embrapa Clima Temperado
Daniela Lopes Leite


Embrapa Transferência de Tecnologia
Nozomu Makishima - EN Campinas
Odone Bertoncini - EN Canoinhas

0 comentários

Postar um comentário