terça-feira, 20 de setembro de 2011

BRS Sambaíba vence concurso nacional de produtividade de soja


Com a cultivar BRS Sambaíba, da Embrapa, o agricultor Roberto Pelizzaro, de Correntina, na Bahia, foi o campeão de produtividade de soja - com 100,63 sc/ha - do concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A BRS Sambaíba é indicada para o Maranhão, Piauí,Pará, Roraima, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins (Norte).

Para participar do concurso, o agrônomo responsável pela fazenda, Ivair Gomes, reservou 10 dos de 1640 hectares da propriedade, onde utilizou o plantio cruzado com espaçamento de 45 cm, com 14 sementes por metro quadrado. “Praticamente dobramos a quantidade de sementes recomendada e tivemos uma boa excelente resposta, em termos de produtividade”, comenta.

Gomes escolheu a cultivar a BRS Sambaíba, porque há cinco anos ela já vinha apresentando bons resultados na fazenda. A BRS Sambaíba é uma cultivar convencional, com tipo de crescimento determinado, grupo de maturidade 9.2 e ampla adaptação. “O resultado foi muito bom”, explica Gomes.

“Na próxima safra, queremos semear 60% da área da propriedade com a BRS Sambaíba e 40% com a BRS Tracajá”, comemora.

O concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade contou com a participação de 1.185 produtores de 13 estados e 300 municípios, na safra 2010/201. Além de ser o vencedor regional na categoria soja não irrigada, Pelizzaro foi o ganhador nacional do concurso. Como prêmio, ele recebeu uma viagem técnica aos Estados Unidos.


Fonte: Embrapa Soja  Texto: Lebna Landgraf

0 comentários

Postar um comentário