sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Alagoas é considerado livre de praga que ataca o tabaco


O estado de Alagoas foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como área livre de mofo azul (Peronospora tabacina). A medida permite a certificação para atender às exigências do mercado externo.

Segundo o chefe da Divisão de Prevenção, Vigilância e Controle de Pragas do Ministério da Agricultura, Ériko Sedoguchi, a norma foi criada para viabilizar a exportação de tabaco produzido em Alagoas para a China. A abertura do mercado depende ainda da aprovação do governo chinês e de uma missão de técnicos para inspecionar a região.

“Nunca tivemos nenhum registro no estado, mas como o mofo azul é considerado uma praga quarentenária na China, eles têm exigências e cobram garantias para receber tabaco”, explica.

De acordo com a Instrução Normativa nº 31, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa terça-feira, 20 de setembro, para validação será exigido certificado fitossanitário de origem ou certificado fitossanitário de origem consolidado declarando que as folhas foram produzidas em área livre da praga.

A manutenção do reconhecimento oficial fica condicionada à realização de levantamentos fitossanitários anuais pelo órgão estadual de defesa sanitária vegetal, supervisionados e auditados pelo Ministério da Agricultura.

Saiba mais

As lavouras de fumo em Alagoas estão concentradas na região Agreste, que tem uma tradição de décadas na produção da cultura. Atualmente, o estado produz em torno de 10 mil toneladas de tabaco por ano. A variedade mais cultivada é o fumo escuro, mas também é possível produzir a variedade clara, bastante valorizada no mercado internacional.

Normativa 31: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=5&data=20/09/2011



Fonte: MAPA

0 comentários

Postar um comentário