quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Adesão do Rio Grande do Sul à inspeção federal é oficial


O Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, teve a sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A confirmação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi confirmada pela Portaria nº 679 , publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 28 de setembro.   
O anúncio do reconhecimento da equivalência do programa gaúcho já havia sido feito pelo ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho no dia 1º de setembro, durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer).
Com a adesão ao sistema, os municípios do estado podem qualificar indústrias locais que poderão comercializar sua produção para todo o país. Esses fabricantes de produtos de origem animal receberão um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluídos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).
Para integrar o sistema, os estados passam por uma avaliação técnica realizada pelo ministério com o objetivo de reconhecer que os serviços de inspeção da região e o federal são equivalentes. A inclusão no Sisbi-Poa é voluntária e pode ser solicitada nas Superintendências Federais de Agricultura estaduais.

Fonte: MAPA

0 comentários

Postar um comentário