sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar concede bônus para financiamento de 22 produtos em agosto


Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) publicou, segunda-feita (8/8), a concessão debônus para o financiamento de 22 produtos no mês deagosto, como o açaí, arroz longo fino em casca, banana, cebola, feijão, girassol, leite, trigo e uva. Com o PGPAF, o agricultor familiar terá um desconto para o momento do pagamento de financiamentos de custeio e investimento. O valor é abatido nos casos em que o preço do produto financiado está abaixo do de garantia. 

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Os bônus das operações têm limite de R$ 5 mil para operações de custeio e de R$ 2 mil para investimento. 

Os valores de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de julho de 2011 e têm validade para o período de 10 de agosto a 9 de setembro de 2011. 

O arroz longo fino em casca tem bônus em 13 estados, sendo de 32,98% na Bahia e de 23,84% em Mato Grosso do Sul. O feijão tem descontos em três estados: Paraná (de 9,79%), Santa Catarina (15,44%) e Rio Grande do Sul(19,43%). A cesta de produtos (bônus médio) tem descontos em sete estados, sendo o bônus de 4,85% no Rio Grande do Sul, de 3,57% em Tocantins e 2,14% em Sergipe. 

Em agosto, produtos da sociobiodiversidade também contam com descontos, como a borracha natural - extrativista - (34,29% no Maranhão), a piaçava (35,93% na Bahia), o babaçu (24,66% no Ceará). 


Fonte: Globo Rural

0 comentários

Postar um comentário