quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Kit Embrapa de Ordenha Manual



O Kit Embrapa de Ordenha Manual é uma tecnologia social que visa à melhoria das condições de vida de produtores de leite de base familiar, pois possibilita a manutenção deles na cadeia produtiva do leite com um produto de qualidade e melhor remuneração.
Com o uso correto do Kit, é possível a produção de um leite seguro do ponto de vista sanitário e nutricional para os consumidores.


Desenvolvido e validado em parceria e com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, o Kit Embrapa de Ordenha Manual representa a soma de esforços entre produtores, instituições públicas e privadas para disponibilizar uma inovação aberta, acessível e aplicável.

Estudos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostram que a utilização adequada do kit pode reduzir o índice de contagem bacteriana entre 40% a 85%.


Exemplo disso são os dados apurados entre um grupo de produtores de Pernambuco: antes da utilização do Kit, a contagem bacteriana (amostrada 15 minutos após a ordenha) estava em torno de 820 mil Unidades Formadoras de Colônias de bactérias (UFC) por mililitro de leite. Adotando o kit e os procedimentos corretos de higiene, o índice de UFC caiu para 133 mil/ml no mesmo tempo após a ordenha.

Pesquisadores da Embrapa realizam testes com o kit desde outubro de 2006 em sete estados no Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul do país. Para o pesquisador Guilherme Nunes, os estudos comprovam que não é preciso muito investimento financeiro para se obter leite com baixa contagem bacteriológica. “O kit é um conjunto de utensílios que pode ser adquirido em qualquer parte do país a pouco mais de R$ 150,00”.

Os produtores interessados poderão entrar em contato com a Embrapa Gado de Leite para obterem outras informações pelo e-mail
sac@cnpgl.embrapa.br oupelo telefone (32) 3249-4717.


Rubens Neiva
Jornalista - Embrapa Gado de Leite
(32) 3249-4712 / (32)  9124-0310

0 comentários

Postar um comentário