quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Chuchu Plantio e Manejo



A fama de vegetal sem graça e sem sabor não faz jus às qualidades do chuchu. Enquadrado na categoria de hortaliça-fruto, ele é rico em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Além de conter muita água, tem baixo teor de calorias e é digestivo, o que o torna um excelente diurético, indicado ainda como auxíliar no controle de hipertensão, problemas renais e urinários.

Não bastassem essas propriedades, ele é também a escolha certa para quem tem interesse em cultivar uma hortaliça fácil de produzir, rústica, que não exige tratos especiais no manejo, cresce bem em pequenos espaços e nasce em qualquer lugar. Tudo o que o chuchu precisa é de um local sombreado e fresco para germinar. Apoiado em uma latada ou caramanchão, a planta se desenvolve sem dificuldades. 

Mercado também não é um problema para o chuchu, que tem demanda firme entre os consumidores do país. Como exemplo, ele figura em quatro lugar – perde apenas para tomate, cenoura e pimentão – entre os legumes mais comercializados no primeiro semestre do ano no terminal paulistano da Companhia de Entrespostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o maior centro de distribuição de hortifrútis do país. Nada mal para um produto tido como “sem graça”. 

De sabor suave, o chuchu é comumente utilizado na composição de saladas, refogados, recheios de tortas, suflês, sopas e cremes. Sua casca apresenta-se lisa ou com pequenos espinhos, podendo ser arredondado ou ter a forma de pera. A cor do produto é sempre verde, variando do claro ao bem escuro. 

Nasce do chuchuzeiro (Sechium edule), uma cucurbitácea perene. O caule da planta serve para fabricação de papel, e os feixes tratados são utilizados na confecção de chapéus. Cozidas, fritas ou reduzidas a fécula para a preparação de doces, as raízes, que ficam a 25 centímetros de profundidade, também são comestíveis.


O chuchuzeiro é uma trepadeira que deve ser conduzida por meio de tutoramento. Com ramas longas e filamentos enrolados – as gavinhas –, desenvolve-se bem sobretudo em locais onde o clima é ameno. Geadas ou calor em excesso podem interferir na brotação e no pegamento do fruto, que também é conhecido como caxixe ou machucho. 
MÃOS À OBRA 
>>> INÍCIO O plantio do chuchuzeiro é feito com chuchus-semente, frutos obtidos na própria plantação. Para dar início a um plantio, procure por produtores mais experientes, com matrizes selecionadas e frutos mais sadios. Eles devem ser bem formados, originários de culturas uniformes, produtivas e livres de pragas e doenças. 

>>> AMBIENTE O cultivo do chuchuzeiro adapta-se melhor em áreas com temperaturas amenas, variando entre 15 ºC e 25 ºC. Durante o inverno, o frio intenso e as geadas impedem o desenvolvimento do plantio. A queda de flores é provocada por calor e chuvas em excesso, além de doenças fúngicas. 

>>> PLANTIO Pouco exigente em solo, sendo inclusive muito tolerante à acidez, o chuchuzeiro tem, no entanto, produtividade mais elevada quando encontra solos de textura média, soltos e leves, com boa fertilidade ou adequadamente adubados. A planta não tolera excesso de água e o solo deve ser bem drenado. Os chuchus-semente devem ser plantados após a pré-brotação.

Para isso, são colocados sobre o leito de terra em local sombreado, ventilado e ligeiramente úmido, um ao lado do outro. Os maduros apresentam a semente germinada em 15 dias, porém, somente devem ser plantados quando o broto atingir cerca de 12 centímetros. Acomode os chuchus-semente no sulco ou na cova, sem cobrir com terra, evitando o apodrecimento. O simples contato com o solo provoca rápido enraizamento. 

>>> LATADA A condução da planta é tradicionalmente em latada (espaldeira), pois os frutos pendentes tornam-se de coloração mais desejável e são mais visíveis na colheita. Construa a latada fincando mourões firmemente no solo e espaçados com três metros entre si para servir de suporte de fios de arame liso de números 12 ou 16. Faça uma malha de arames cruzados a 1,80 metro do solo, altura que facilita o manejo no plantio. Ao lado de cada mourão, planta-se um chuchu-semente germinado. 

>>> ADUBAÇÃO Para a implantação da cultura, é necessário contar com fósforo em abundância, o que favorece o desenvolvimento das raízes. Também é preciso duas fontes de potássio. Adubações de cobertura podem ser aplicadas mensalmente, sobretudo quando se inicia o crescimento da haste principal e o florescimento. No caso de manter a cultura no terreno por mais de um ano, aplica-se uma cobertura de nitrogênio e potássio antes da nova brotação, a qual ocorre no início da primavera. 

>>> CUIDADOS A irrigação é fundamental para manter a boa produtividade da hortaliça. As regas devem ocorrer por sulco, cuja localização deve ser paralela à linha de plantio, para permitir molhamento ao redor de cada planta. Também pode ser feita por aspersores instalados na extremidade de tubos a dois metros do solo. O sistema de gotejamento vem sendo utilizado mais recentemente. 

>>> PRODUÇÃO Após o plantio do chuchu-semente germinado, são necessários de 80 a 110 dias para começar a colheita. No auge do desenvolvimento de ramas e frutos, pode ser necessário realizar colheita em dias alternados, obtendo-se frutos tenros e mais adequados para a comercialização. 
RAIO X 
>>> SOLO: solto, leve e de textura média, com boa fertilidade ou adubado 
>>> CLIMA: temperatura amena, entre 15 ºC e 25 ºC 
>>> ÁREA MÍNIMA: cinco metros quadrados 
>>> COLHEITA: de 80 a 110 dias após o plantio 
>>> CUSTO: o chuchu-semente é oriundo da própria plantação 


*Caroline Pinheiro Reyes é engenheira agrônoma e analista do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) da Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília-Anápolis, BR-060, km 9, Gama (DF), Caixa Postal 218, CEP 70359-970, tel. (61) 3385-9039 
Onde comprar: horticultores espalhados pelo país podem fornecer o chuchu-semente 
Mais informações: Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Hortaliças (SAC), tel. (61) 3385-9110,
sac@cnph.embrapa.br
Fonte: Embrapa e Globo Rural

3 comentários

Unknown 15 de janeiro de 2014 às 07:52

otimo

Anônimo

Goste

Anônimo

Vou aplicar o que foi ensinado

Postar um comentário