Na opinião do Dr. Alcides Paravicini Torres (no livro Alimentos e Nutrição das Aves Domésticas), "é difícil para o pequeno avicultor fazer uma ração bem equilibrada em proteína, energia, aminoácidos, vitaminas, minerais etc, como são as rações industrializadas.... Uma ração mal feita poderá conduzir a insucessos tais como queda de crescimento, de postura, muda extemporânea etc".
Na criação de galinhas caipiras, o balanceamento fica ainda mais complicado pois há também uma grande variação dos requisitos nutricionais dos animais (em função do ambiente) e da composição dos alimentos que as aves dispõem.
Devido a essas grandes variações, a Cati não pode recomendar uma dieta básica para a criação caipira de galinhas em postura. Nesse caso, recomendamos formular uma dieta empírica, a ser adotada com bom-senso:
Sugestão para estabelecer a quantidade de milho - nas rações industrializadas, em geral, o milho representa 70% da ingestão diária de alimentos. Admitindo a mesma proporção na criação das galinhas poedeiras caipiras, considere o consumo total descrito na tabela abaixo:
Para galinhas adultas em postura »» consumo de 125 gramas diárias de MS, então o milho deve fornecer 125 x 70% = 87,5 g MS. Corrigindo para 90% de MS, teremos 97 gramas de milho/ave/dia.
Avaliação da proteína »» o milho contém cerca de 8% de proteína na base natural. Então, no presente exemplo, 97 x 8% = 8 g de proteína serão fornecidos pelo milho.
Déficit de proteína »» 19 g (o requisito, conforme tabela abaixo) - 8 g = 11g/ave/dia, a ser suprido pelos demais ingredientes da ração.
Observe a desempenho dos animais. Se a postura ou a condição corporal dos animais estiverem abaixo do esperado, aumente o fornecimento de milho. Se os animais estiverem acumulando gordura em excesso, diminua o fornecimento do milho. Tenha em mente que o milho fornece pouca proteína, a qual portanto terá que ser suprida pelos demais ingredientes. Para evitar o risco de um déficit de aminoácidos na dieta, pode ser interessante adquirir no comércio um farelo proteinoso, ou mesmo um "núcleo" protéico-vitamínico-mineral, a ser adicionado ao milho e aos demais alimentos disponíveis na propriedade.
Com relação à pastagem, recomendamos gramíneas estoloníferas (aquelas de crescimento prostrado), como a grama seda e suas variedades melhoradas (coast-cross, tifton etc). Se o sítio estiver localizado em região de clima ameno e solos férteis, uma boa opção é o capim quicuio.
Fonte: CATI Autor: Zootec. Dr. Sérgio Savastano
Dextru - Divisão de Extensão Rural
savastano@cati.sp.gov.br
Dextru - Divisão de Extensão Rural
savastano@cati.sp.gov.br
10 comentários
excelente artigo. muito obrigado.
Vou fazer este tratamento aparti de hoje eu tenho 30 galinha vou da 3 k por dia de milho mas apastagem por que elas estão situa em 3000 MT quadrados
Por favor me envie o consumo de ração até o abate.
Posso tratar as galinhas com farelo de arroz
Great read!! I certainly loved every bit of it.
Keep up the good work. Thanks for this share
I definitely enjoyed it. Write more
Very beneficial tips here
"Alimentação de Galinha Caipira" is an informative text that emphasizes the importance of a balanced diet for free-raised chickens. It discusses nutritional strategies to ensure the health and quality of their eggs. The publication offers valuable guidance for producers interested in otimizar chicken breeding, aiming to balance technical and practical knowledge, making it a valuable resource for maximizing productivity and bird health.
Nueva Jersey Violencia Doméstica Ley
This is an excellent blog. Defensa Criminal Abogado Condado Prince William
Postar um comentário