quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ABCZ, ANCP e Embrapa trabalham na Unificação do sumário para touros nelore



No quarto dia da ExpoGenética 2011, durante o intervalo de palestras, foi anunciado o início do estudos que vão analisar a viabilidade da unificação dos sumários de touros dos programas PMGZ (ABCZ), Nelore Brasil (ANCP) e Geneplus (Embrapa) para a raça nelore.

O superintendente técnico da ABCZ Luiz Antônio Josahkian, o diretor da ANCP Raysildo Lobo e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Antonio Rosa, aproveitaram grande presença de público do Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas formado por estudantes, criadores e profissionais técnicos para divulgar a informação.

Os representantes das três entidades estavam acompanhados no palco por Carlos Henrique Cavalllari Machado, superitendente adjunto de melhoramento genético da ABCZ e o técnico do programa Geneplus Paulo Nobre.

"As diferenças nas avaliações são normais e esperadas porque a base genética onde se aplica a metodologia não é igual. Em princípio vamos começar com uma característica e todo resultado vai ser submetido a comissões formadas por representantes dos três programas", explicou Josahkian.   

"Nós vamos começar a estudar individualmente cada base de informações para analisar quais são as sistemáticas podem ser aproximadas nos programas sem perder a objetividade, a credibilidade e a acessibilidade que o mercado merece", disse o professor Raysildo Lobo.

"O conceito deste trabalho foi idealizado em 1987 quando houve a proposta de criação do Arquivo Zootécnico Nacional.

Naquela época o projeto não vingou, mas agora, como é da vontade de todos e existe ainda uma expectativa muito grande por parte dos criadores que são os usuários e por parte do mercado, o empenho no sucesso deste processo é grande", complementou Antonio Rosa da Embrapa.


Fonte: ABCZ    Autora: Márcia Benevenuto

0 comentários

Postar um comentário