quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pododermatite ou Pododermite




A pododermatite ou pododermite é uma enfermidade de natureza infecciosa e contagiosa, que afeta os cascos principalmente de bovinos, ovinos e caprinos. També chamada de necrobacilose é causada pelos agentes Fusobacterium necrophorus, Bacterioides nodosus principalmente, Staphylococcus sp e o Streptococcus sp também desencadear pododermatites.

O primeiro sintoma é a claudicação, acompanhada da inflamação. O casco apresenta-se dolorido, edemaciado e quente, podendo desenvolver tecido de granulação na região afetada. Sinais como febre, falta de apetite e emagrecimento progressivo também ocorrem, dependendo da gravidade. O casqueamento adequado dos cascos deve ser realizado constantemente. As instalações devem conter piso ripado, além de um pedilúvio com solução de CB 30 T.A, na proporção de 10 ml do produto para cada 20 ml de água.

Para o sucesso da cura e recuperação do animal e do casco é fundamental o tratamento tópico das lesões de casco, através da limpeza, desinfecção e debridamento (remoção de tecidos necrosados) nos pés ou mãos dos animais. Na desinfecção e curativos podemos utilizar com CB 30 T.A. na proporção de 5 ml do produto para 10 L de água, em seguida remover todo o tecido necrosado.

A administração de água oxigenada é importante para a quimioprofilaxia do tétano, tal procedimento deve ser repetido diariamente até a cura dos animais. O tratamento sistêmico é imprescindível para a rápida recuperação e cura dos animais e pode ser realizado com Ourotetra Plus LA em doses diárias de 1ml/20kg de peso vivo, pelas vias IV, IM ou SC, durante 5 dias.

Trissulfim Injetável pode ser indicado na dose de 1ml/15kg de peso vivo pela via IM, IV ou SC durante 5 a 6 dias ou Norflomax Injetável na dose de 1ml/30 kg de peso vivo pela via IM ou SC, durante 3 a 5 dias. Toda a realização do tratamento deve ser em um local limpo e seco.


Fonte: Ourofino Agronegócio

0 comentários

Postar um comentário