segunda-feira, 4 de julho de 2011

Duas novas opções de citros para os produtores

 
A Embrapa apresentou duas novas opções de citros para os produtores gaúchos durante a Fenadoce, principal feira do segmento no país realizada em Pelotas/RS entre os dias 15 de junho e 3 julho.

“A Embrapa Clima Temperado está recomendando duas novas opções varietais de citros para os produtores do Rio Grande do Sul: o limão Meyer e o pomelo Flame”, expôs o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Roberto Pedroso de Oliveira. As cultivares serão alternativas oferecidas para o cultivo na região. Trata-se de citros desenvolvidos no exterior e que estão sendo introduzidos no estado por estarem adaptados às condições locais.

O limão Meyer é um híbrido exótico, natural, oriundo de cruzamento de limoeiro e laranjeira. Foi encontrado pela primeira vez na China, em 1908, pelo funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos Frank Nicholas Meyer – daí a origem do nome.

Apresenta frutos de excelente qualidade com grande aceitação na culinária e na produção de sucos. Com propriedades de limoeiro e morfologia de laranjeira, o limão chama a atenção pelo formato semelhante ao de uma laranja.

Já a cultivar Flame vem de sementes do pomeleiro “Ruby Red”. Tem origem no Texas, Estados Unidos, e data de 1973. Os frutos são ricos em vitamina C, fibras e antioxidantes – previnem doenças e estão associados à redução de peso. De sabor ligeiramente amargo, é voltado tanto para o mercado in natura quanto para a industrialização.

“Atualmente, a Embrapa conta com plantas matrizes e borbulheiras, devendo fornecer as primeiras borbulhas para produção de mudas dessas cultivares a partir de setembro. Encomendas já podem ser realizadas com os viveiristas”, informa Pedroso.



Bruno Zamora  (SC3005JP)
Embrapa Clima Temperado
Contatos:(53) 3275-8211 bruno.zamora@cpact.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário