quarta-feira, 27 de julho de 2011

Carta Manifesto da ABCGIL aos Associados


Nesta semana, dias 27 e 28, o Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ estará reunido para deliberar sobre propostas que poderão promover reformas nos padrões de Registro das diversas raças zebuínas.

Em especial para a raça Gir, serão objeto de deliberação a questão referente aos registros dos descendentes do touro Radar dos Poções, bem como algumas propostas que impõem a desclassificação de animais por motivos não funcionais, tais como pelagem, posicionamento de chifres, formato de orelhas, cabeça e outras, inclusive a alteração da denominação GIR LEITEIRO.

São propostas, também, ações para junção dos julgamentos da raça Gir.

Sendo tais propostas antagônicas aos interesses preconizados pela ABCGIL, estarei presente fazendo as contraposições necessárias à não aprovação das mesmas.

Os Conselheiros que compõem a Comissão da raça Gir são as seguintes pessoas:

 Carlos Henrique Cavallari Machado  – Técnico ABCZ

 Carlos Humberto Lucas – Técnico ABCZ

 Leonardo Machado Borges – Técnico ABCZ

 Marcos Brandão Dias Ferreira – Técnico Epamig

 João Machado Prata Junior – Criador

 José Luis Junqueira Barros – Criador

 José Sab Neto – Criador - Presidente Assogir

 Sílvio Queiroz Pinheiro – Criador - Presidente ABCGIL

No sentido de defender os interesses do Gir Leiteiro, preparei o seguinte manifesto que farei chegar à todos os Conselheiros.

Ao Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ.
Senhores Conselheiros,

Muito preocupado com a manutenção dos avanços obtidos com o melhoramento genético da raça Gir na sua função para produção de leite, com a continuidade do processo para munir o mundo de uma ferramenta de segurança alimentar essencial para a sobrevivência da humanidade, bem como com a sustentabilidade comercial de um zebuíno leiteiro provado no mercado genético mundial, é que me dirijo aos Senhores.

Na condição de presidente da ABCGIL, representando por delegação estatutária a mais de 350 criadores, venho expor o nosso sentimento de indignação ao encontrar propostas dirigidas à deliberação desse Conselho contendo itens que pretendem impor ao nosso trabalho de seleção uma busca intensificada de minúcias de caracterização racial em detrimento da morfologia pronunciada para a funcionalidade econômica pretendida.

A propositura de observância a tais minúcias expõe o desprezo a material genético de fundamental importância para o avanço tão necessário aos objetivos funcionais pretendidos e é a demonstração, clara, evidente, de uma intolerância que chega a ser ofensiva a um processo que pretende ser, no mínimo, democrático e construtivo.

Propostas excludentes e antagônicas ao movimento de crescimento atualmente vivenciado, representam um enorme retrocesso no processo de seleção, comprovadamente, vitorioso para a raça Gir.

Conduzimos e apoiamos propostas que possibilitam a inclusão. Que incentivam. Que motivam. Que somam.

É urgente manifestar aos Senhores que o caminho único do requinte racial, em detrimento do funcional, tão utilizado em passado recente, conduziu a raça Gir à quase derrocada. A catástrofe que foi observada pela pecuária zebuína e amargamente vivida por toda a família girista, fez o plantel migrar de um ápice representativo dentro do rebanho nacional na década de 70 para próximo da extinção no final dos anos 90. Basta conferir o gráfico anexo.

A situação de quase calamidade para a raça foi revertida e o Gir Leiteiro é considerado por muitos o milagre zootécnico do século 20. O numero de registros da raça junto à ABCZ voltou a crescer e o nosso gado ocupa espaços em exposições por todo o país. Foram mais de 50 exposições no ranking ABCGIL de 2010/2011. retomando a liderança em pistas importantes como a ExpoZebu.

O fato de domínio público de toda a classe pecuária, embora não reconhecido por alguns, tem seu mérito vinculado  ao curso perene do leite, sustentado pela seleção amparada em metodologia científica e pela multiplicação de linhagens funcionais provadas. Por isto estamos crescendo, quebrando recordes de produção, publicando índices cada vez mais apurados para touros funcionais e nos destacando no mercado global de genética.

O Gir Leiteiro é a genética zebuína brasileira de maior procura pelo mercado internacional


Fonte: ABCGIL

0 comentários

Postar um comentário