segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tangerina Cultivo e Manejo


SOLO: profundos, permeáveis e com boa fertilidade
CLIMA: temperatura entre 23 ºC e 32 ºC
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantada em quintais
PRODUÇÃO: a partir do segundo ano após o plantio

CUSTO: a muda tem preço em torno de R$ 6 

INÍCIO Há diversas variedades de tangerina, inclusive cultivares híbridas criadas por instituições de pesquisa. As mudas devem ser compradas de viveiristas que possuam certificação e vendam os exemplares de acordo com a legislação referente ao comércio e cultivo de plantas.

PROPAGAÇÃO O método mais comum é o da enxertia. Primeiro, retira-se a gema ou borbulha do ramo do clone desejado para reprodução. Em seguida, em um movimento de baixo para cima, insere-se a parte destacada da fruteira na abertura em formato de “T” invertido previamente realizada no porta-enxerto. Proteja o enxerto do ressecamento amarrando uma fita plástica, procedimento que também permite a proliferação de células do porta-enxerto e da borbulha, resultando na união perfeita entre ambos.

AMBIENTE A tangerineira prefere clima com temperatura entre 23 e 32 graus célsius (ºC) e alta umidade relativa do ar. Sob temperaturas acima de 40 ºC e abaixo de 13 ºC, diminui a capacidade da planta de produzir energia para se desenvolver, provocando perdas de produtividade.

PLANTIO Para maior desenvolvimento das árvores e da produção, escolha as áreas de plantio que mais se adequam à fruteira. No caso da tangerineira, certifique-se de que o plantio ocorra em solo profundo, permeável e com boa fertilidade. Deve ser pouco ácido, com pH entre 5 e 6, e contar com ampla reserva de nutrientes.

ESPAÇAMENTO Faça covas com 50 centímetros de profundidade e de largura para acomodar as mudas de tangerineira. Para os espaçamentos, recomendam-se medidas de 7 metros entre linhas e 3,5 metros entre plantas. A adubação é feita de acordo com o resultado da análise de solo, contudo, indica-se aplicação de calcário e fósforo.

PRODUÇÃO O tempo para iniciar a colheita depende da variedade plantada. Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore. A safra é anual e, de acordo com a variedade, leva entre dois e quatro meses. As mais precoces são a tangerina-cravo, colhida entre março e abril, e a mexerica-do-rio, entre abril e maio. Em geral, no meio do ano colhe-se a ponkan e, em outubro, os frutos de tangor murcott estão maduros e prontos para o consumo.

*Fernando Alves de Azevedo e Camilla de Andrade Pacheco são pesquisadores do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Rod. Anhanguera, Km 158, s/nº, Caixa Postal 4, CEP 13490-970, Cordeirópolis, SP, tel. (19) 3546-1399


Onde comprar: as mudas devem ser adquiridas em viveiristas certificados; a Vivecitrus – Organização Paulista de Viveiros de Mudas Cítricas é formada por viveiros comerciais e não comerciais, tel. (19) 3375-9878,

Mais informações: livro Citros e revista Citrus Research & Tecnology, ambos editados pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC,
www.centrodecitricultura.br


Fonte: Globo Rural   João Mathias | Consultores Fernando Alves de Azevedo e Camilla de Andrade Pacheco


www.vivecitrus.com.br

0 comentários

Postar um comentário