quarta-feira, 8 de junho de 2011

" Plano ABC " Baixa Emissão de Carbono na Agricultura


Formado por representantes de ministérios e de entidades da sociedade civil concluiu na semana passada o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ( Plano ABC ). O documento também é chamado de Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de baixa Emissão de Carbono na Agricultura.
O trabalho foi coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com ampla participação de diversos setores sociais.
"A relevância estratégica do setor agrícola para a mudança do clima está no fato de que há uma inquestionável necessidade de expansão da produção para atender as demandas atuais e futuras de suprimento alimentar", afirma o documento. "Está também na premissa de que a expansão da produção não deve contribuir negativamente com uma elevação dos níveis atuais de emissões, e tampouco pode ser alcançada via processos que resultem em perda de áreas de vegetação nativa, comprometendo assim a Sustentabilidade Ambiental".
De acordo com o plano , "não há uma solução única, sendo necessário um esforço conjunto tanto no desenvolvimento de novas tecnologias quanto da implementação de ações que combinem o aumento da produção sustentável, de alimentos e energética, com as preocupações com mudanças climáticas.
Caso Queira ver na Integra o Plano Click no link  http://www4.planalto.gov.br/consea/noticias/imagens-1/plano-abc

Fonte: Conselho Nacional de Segurança Alimentar

0 comentários

Postar um comentário