terça-feira, 28 de junho de 2011

Nova Ferramenta Contra Ferrugem do Café



Disco de Recomendações Sphere Max promete auxiliar produtores na hora da aplicação de químicos contra uma das principais doenças no cafezal

Quando o assunto é o controle de doenças, os produtores buscam minimizar os riscos ao máximo, aproveitando as novas tecnologias desenvolvidas. Foi pensando nisso que a Bayer CropScience acaba de lançar uma nova ferramenta para manejo da ferrugem do café. A apresentação do produto foi feita na 14ª Expocafé que aconteceu de 14 a 17 de junho na fazenda experimental da EPAMIG, na cidade de Três Pontas – MG. Trata-se de um disco de recomendações que irá nortear o produtor no controle da ferrugem do café.

O disco de recomendações leva uma segurança ao produtor porque ele traz variáveis de recomendações como altura da planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação — explica o gerente de Cultura do Café da Bayer CropScience, José.

Mas ele afirma que ao ir até o campo e utilizar o disco, o agrônomo ou técnico deve também ter um bom senso na hora da recomendação, já que se existem ainda outras variáveis como nutrição de planta e índice pluviométrico, que não são abordadas pelo disco. Portanto ele deve ainda saber qual o histórico de adubação da lavoura e outras informações que o disco não contempla. Por isso, nada substitui que um técnico ou um agrônomo esteja no campo com o disco para fazer as recomendações.

A utilização do disco traz ao produtor o benefício de redução de custos, já que com seu uso a pulverização será feita na medida certa, evitado excessos.


Fonte: Portal Dia de Campo
Adaptação: Revista Veterinária

0 comentários

Postar um comentário