terça-feira, 7 de junho de 2011

Embrapa Desenvolve BRS Couto Variedade de Tomate Mais Resistente a Doenças


O BRS Couto é um híbrido do segmento mini-italiano ou mini-saladete, com frutos alongados e peso variando entre 50g e 80g, um pouco mais graúdos que os segmentos cereja e cerejão. De acordo com o pesquisador Leonardo Boiteux, o material vai atender um novo nicho de mercado, que busca por produtos com características e sabores diferenciados. “O segmento mini-italiano apresenta expansão de consumo nos grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo”, afirma.

Entre as características da nova cultivar, destaca-se a múltipla resistência a doenças. Segundo Leonardo Boiteux, o material é um dos poucos híbridos deste segmento com tolerância a geminivírus, um dos principais problemas da cultura do tomateiro no Brasil. “O BRS Couto é tolerante a algumas das principais espécies de geminivírus ou begomovírus que infectam o tomateiro nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, explica. Além disso, o material possui resistência ao nematóide-das-galhas (Meloidogyne incognita, M. javanica e M. arenaria), além de tolerância a populações do pulgão que atacam as solanáceas (Macrosiphum euphorbiae). O BRS Couto é ainda resistente aos fungos que causa a Murcha de Fusário raça 1 e 2 e Murcha de Verticílio raça 1.


Homenagem

O nome escolhido para a cultivar é uma homenagem ao pesquisador Flávio Augusto D’Araújo Couto, primeiro chefe-geral da Embrapa Hortaliças, entre 1981 e 1985, e responsável pela montagem do centro de pesquisa, a partir de 1975, com atribuições como a escolha do local e recrutamento de equipe de pesquisadores da Unidade. “É uma homenagem por tudo que o professor Flávio (Couto) representa para a Embrapa e para a pesquisa com hortaliças de uma forma geral”, explica Leonardo Boiteux.

A história do Doutor Flávio Couto está diretamente ligada à pesquisa com hortaliças no Brasil. Entre suas contribuições destacam-se a participação na criação do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde foi chefe do Departamento de Fitotecnia, entre 1961 e 1965, e primeiro diretor do Instituto de Fitotecnia.

Segundo o pesquisador, o programa de melhoramento genético da Embrapa Hortaliças está com vários híbridos em fase de lançamento e a idéia sempre foi homenagear o professor Flávio Couto com uma cultivar. “Nada melhor que conciliar o aniversário de 30 anos da Unidade com o lançamento desse um material”, afirma Boiteux ao revelar que o pesquisador Flávio Couto trabalhou com melhoramento genético do tomateiro, participando da equipe que lançou uma variedade chamada Santa Rita.

Sementes

O tomate BRS Couto é também o primeiro material lançado pela Embrapa Hortaliças sob os termos da Lei de Inovação (lei nº 10.973/04). De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Warley Marcos Nascimento, o material foi desenvolvido numa cooperação técnica com a empresa de sementes Agrocinco, que detém a exclusividade de comercialização do BRS Couto por um período de cinco anos.

Ele explica que a produção de sementes do híbrido será coordenada pela Embrapa Transferência de Tecnologias (Brasília-DF) e aposta que, ainda em 2011, sementes do tomate BRS Couto estarão disponíveis para os produtores brasileiros.


Marcos Esteves (MTb – 4505/14/45v/DF)
Assessoria de Imprensa
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Hortaliças
Tel.: (61) 3385-9109
E-mail: 
 mesteves@cnph.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário