quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dia de Campo na TV apresenta máquina para manejo de dejetos suínos

 
O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é a Compostagem mecânica de dejetos suínos. O programa vai ao ar na  sexsta-feira (17) de junho pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo,19, às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
A compostagem de dejetos suínos é uma das tecnologias que recebeu muita atenção nos últimos anos da Embrapa. O principal resultado prático desse esforço de pesquisa foi o desenvolvimento de uma máquina que mistura os dejetos a um substrato sólido (maravalha, serragem, palha ou cama de aviário). Como produto final, o sistema gera um composto orgânico que pode substituir o adubo químico. O equipamento foi gerado em conjunto pela Embrapa Suínos e Aves e uma empresa de Concórdia (SC), a Bergamini, e deve ser lançada no mercado até o final deste ano.
 
A proposta de compostagem dos dejetos é consequência da experiência acumulada pela Embrapa na criação de suínos em sistemas de criação em cama sobreposta. Em 2005, em parceria com a unidade da Perdigão, em Serafina Corrêa (RS), foram implantadas 11 unidades de compostagem em propriedades produtoras de suínos. Sem mão-de-obra adicional, os produtores passaram a dar um encaminhamento ambientalmente correto aos dejetos e ainda tiveram à disposição um composto orgânico de qualidade para aplicar na lavoura.

Segundo o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento da máquina, a compostagem é o principal caminho para viabilizar o aumento da produção em áreas que já concentram grande número de suínos. “Essa é uma questão atual e que interessa bastante às agroindústrias e produtores e o produto gerado é um adubo orgânico, que pode ser vendido ”, explica o pesquisador.

Outra vantagem está na questão ambiental. O sistema de compostagem minimiza significativamente os riscos de poluição ambiental, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e de odores gerados. Para implantar o sistema de compostagem mecanizado, o produtor precisa investir especialmente na edificação para as leiras e na máquina, mas o retorno é garantido.

O Dia de Campo na TV sobre Compostagem mecânica de dejetos suínos é uma produção da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal, Saiba como acessar  ) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.

Outras emissoras que transmitem o programa

TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
Mais informações:

Embrapa Suínos e Aves

Monalisa Leal Pereira - jornalista (MTb/SC 01139)
Tel.: (49) 3441.0454

Embrapa Informação Tecnológica

Maria Luiza Brochado (DRT-DF 763 0574-V)
Tel.: (61) 3448 4485

0 comentários

Postar um comentário