sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nova Variedade de Mandioca Clone IAC 601



Desenvolvido para a agricultura familiar e o pequeno agricultor, o clone de mandioca IAC 601 foi apresentado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) na Agrishow 2011, localizada em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio. De acordo Ricardo Augusto Dias, pesquisador da Apta, a variedade apresenta produtividade bastante satisfatória para o produtor e tolerância a doenças.


A cultivar é tolerante às principais doenças da cultura da mandioca, ou seja, a bacteriose e o esfacelo, que é o super alongamento. Ela tem de quatro a seis vezes mais betacaroteno que as variedades que mais têm betacaroteno hoje, em plantio. Isso é bastante significativo, principalmente se considerarmos as regiões que apresentam problemas nutricionais. O betacaroteno é o precursor da vitamina A nos animais de sangue quente  — afirma o pesquisador.


Dias fala ainda que o clone também possui baixo teor de ácido cianídrico . Portanto, é uma variedade adaptada para o consumo humano e é voltada para a agricultura familiar e o pequeno produtor. De acordo com ele, a IAC 601 pode ser considerada uma inovação tecnológica.


Ela tem um porte médio, não é muito esgalhada e o ciclo é o normal de todas as culturas para mesa, o que significa que, a partir do 9º mês até o 14º mês, ela terá uma produção satisfatória, além da qualidade, que permite que ela seja inserida dentro do mercado — garante o pesquisador.


Segundo ele, o clone está disponibilizado ao produtor rural para que ele verifique, dentro das suas condições produtivas, se é adequado ou não e se, em termos de textura e produção, existe algum ganho em relação às outras cultivares.




Para mais informações, basta entrar em contato com a Apta através do número (11) 5067-0447.




Fonte: Dia de Campo  Autoras: Juliana Royo e Kamila Pitombeira

0 comentários

Postar um comentário