terça-feira, 31 de maio de 2011

Lichia Cultivo e Manejo


Nome popular da fruta: Lichia
Nome científico: Litchi chinensis Sonn.
Origem: Ásia (China)

Fruto: O fruto da lichieira é uma drupa, com polpa translúcida (arilo), normalmente codiforme ou oval e disposto em cachos. A casca é vermelho-brilhante (quando maduro), delgada, coriácea e quebradiça. Atinge até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura. O peso varia de 10 a 35 g. A polpa é branca, rica em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e ferro. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de 10 a 18% do fruto.

Planta: É uma planta subtropical de grande porte, com altura de 10 a 15 m, semelhante à mangueira. Apresenta tendência de desenvolver ramos direcionados para o solo. A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos, para mudas propagadas vegetativamente, e após os dez anos em plantas obtidas por sementes. A inflorescência é em panícula, produzida em ramo do ano e composta de centenas de pequenas flores brancas.


As variedades plantadas no Brasil são Bengal, Brewster (frutos e caroços grandes) e Americana (frutos e caroços pequenos).

Bengal: Originada a partir de seleção da variedade indiana Purbi. A planta apresenta moderado vigor, frutificação irregular e maturação precoce. Os frutos são cordiformes (em forma de coração), com peso médio de 21 g, coloração vermelho-brilhante, polpa firme e de boa qualidade e 65% do fruto, semente grande e com cerca de 20% a 35% de abortos.

A planta é vigorosa, de crescimento ereto, apresenta frutificação irregular e maturação mais precoce que a ‘Bengal’. Os frutos são elípticos, com peso médio de 23 g, coloração vermelho brilhante, polpa macia, de qualidade aceitável. Cerca de 74% de sabor ácido, a menos que esteja bem madura. Semente de tamanho mediano a grande e com 30% a 50% de abortos. Frutos com aspecto bastante semelhante aos da ‘Bengal’, mas não se apresentam em cachos tão compactos.

Americana: variedade desenvolvida no Brasil, a partir de sementes selecionadas da variedade ‘No Mai Tszé’ trazidas dos EUA. Apresenta fruto cordiforme, com cerca de 18 g e coloração vermelho-intensa. Cerca de 30 a 50% de sementes são naturalmente abortadas. A produção é de excelente qualidade, entre regular e alternante, com rendimento moderado.

Cultivo: As mudas de lichieria devem ser obtidas em viveiros fiscalizados. A propagação deve ser vegetativa (alporquia, enxertia, garfagem ou outro método), reduzindo o prazo para o início do ciclo produtivo das plantas.

A propagação por sementes é utilizada principalmente no melhoramento genético e na produção de porta-enxertos. No entanto, é dificultada pela longevidade das sementes que, mal armazenadas, perdem a viabilidade em 24 horas após a extração do fruto. Conservadas úmidas e em baixa temperatura (10ºC a 15ºC), as sementes podem manter a viabilidade por até oito semanas.

A lichia é bastante exigente com relação ao clima, desenvolve-se bem, mas não produz satisfatoriamente em regiões tropicais, adaptando-se melhor em regiões onde o clima é frio e seco antes do florescimento e, no resto do ano quente e úmido. A precipitação ideal encontra-se entre 1.250 e 1.700 mm anuais. A exigência em água é maior nas plantas novas e naquelas em produção.

A floração ocorre entre os meses de junho e julho. A colheita ocorre em um período muito curto, de meados de dezembro a início de janeiro. A produtividade normal da lichieira é de 30 a 45 kg/planta. Nas condições brasileiras e em cultivos tecnificados são observadas produtividades de 200 a 300 kg/planta por ano.

A alta perecibilidade dos frutos de lichia e a rápida perda da cor vermelha da casca, um de seus atrativos, após a colheita são os principais problemas na comercialização da fruta. O ideal é que a fruta seja comercializada e mantida sob frio, com temperaturas que aumentem sua vida de prateleira.

Diversos estudos sobre embalagens e temperaturas de armazenamento e transporte estão sendo realizados no país, mas os produtores enfrentam dificuldades na comercialização e perdas de produtos, o que exige uma boa organização e logística adequada até os pontos de venda. 

Usos: A lichia é consumida fresca ou industrializada, na forma de doces, geléias e polpas.

Mercado: A lichia é considerada uma fruta exótica no Brasil. Tem como destino o mercado “in natura”, pois alcança altos preços nos principais mercados. Não há empresas no país processando a fruta, devido ao baixo volume disponível.



Fonte: Sebrae    Autor: Pierre Vilela

28 comentários

MMonica 10 de outubro de 2012 às 07:08

Quem poderá me ajudar?
Plantei algumas sementes de lichia no fim de 2007 a inicio de 2008, a dois anos ela começou a florecer, mas os frutos não passam de 14mm e a cabam caindo, não cresce mais que isto! este ano ainda com frutos minusculos, ela caiu dodas as folhas e brotaram folhas novas, será que eu tenho chance de ver a lichieira podudizindo, ou devo sacrificar a arvore?
Ficaria muito grata se alguem pudesse me ajudar. Obrigada e fiquem com Deus...

Se puderem! me mande um e-mail para monika238@yahoo.com.br e para monicacarmo1956@gmail.com

Mônica

Victor 28 de dezembro de 2012 às 09:51

Talvez a sua planta floresceu devido a algum estresse ambiental...Acho que só tendo o manejo adequado você verá a sua planta produzir..

Unknown 3 de janeiro de 2013 às 06:23

Olá talvez tenha havido muita chuva no periodo anterior a floração. Isto diminui a produção, porque a planta precisa passar por uma falta de agua nesta epoca.

Rejane Jampolsky Grynszpan 27 de janeiro de 2013 às 05:03

Boa tarde, meu nome é Rejan, preciso de ajuda:
Tenho um pé de Lichia plantado num vaso razoavelmente grande, mas ela apresenta um fungo e nunca deu frutos e me parece que o seu desenvolvimento não está progredindo,este vaso encontra-se na parte externa do apartamento, num terraço aberto. o que devo fazer?

Unknown 3 de março de 2013 às 06:23

Rejane o mais indicado é se possível tirar uma foto do pé de lichia onde está o fungo ou outra doença visível , se encaminhar ao uma loja agropecuária ou de plantas e mostrar a uma pessoa especializada, que corretamente te dirá os passos necessários para sanar o problema.

Abraço e Obrigado pelo comentário

Unknown 18 de março de 2013 às 19:58

temos um pé de lichia plantado no nosso terreno, ele produziu muito uma única vez ha uns 3 anos atrás e depois disso nunca mais produziu ;o que será que aconteceu? carmemluciasantospinto@gmail.com

Christiano.Agropec 15 de junho de 2013 às 15:17

Pessoal, alguém tem conhecimento quanto a defensivos recomendados? Obrigado.

christiano_oliveira@etec.sp.gov.br

Ricardo 12 de julho de 2013 às 09:14

CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

Unknown 1 de dezembro de 2015 às 16:16

Quero saber qual adubo e remédio de folha para jogar na lixia?

Unknown 8 de dezembro de 2015 às 06:57

procuro um agrônomo especializado em lichias para me orientar. sítio na região de Sorocaba, S.Paulo.
Rafael 011-981234040.
você me indicam alguém ?

Unknown 8 de dezembro de 2015 às 06:58

agradeço responder também no email
rafael.parri@uol.com.br

Unknown 8 de dezembro de 2015 às 07:09

agradeço responder também no email
rafael.parri@uol.com.br

FERDINANDO 9 de dezembro de 2015 às 14:36

BOA NOITE, TENHO DOIS PÉS DE LICHIA E TENHO PROBLEMAS COMA ABELHAS COMO FAÇO PARA QUE AS ABELHAS NÃO ATAQUEM AS FRUTAS, OBRIGADO.

FERDINANDO 9 de dezembro de 2015 às 14:37

BOA NOITE, TENHO DOIS PÉS DE LICHIA E TENHO PROBLEMAS COMA ABELHAS COMO FAÇO PARA QUE AS ABELHAS NÃO ATAQUEM AS FRUTAS, OBRIGADO.

HARAMOTO 10 de janeiro de 2016 às 06:29

Adquiri um pé de lichia num vaso. A planta está localizado na sacada do meu apto em sao paulo, capital, que bate o sol da tarde. Estou colocando agua diaramente (sem encharcar). Em duas semanas, cairam todas as folhas. É normal isso ou perdi a planta?

HARAMOTO 10 de janeiro de 2016 às 06:31

Adquiri um pé de lichia num vaso. A planta está localizado na sacada do meu apto em sao paulo, capital, que bate o sol da tarde. Estou colocando agua diaramente (sem encharcar). Em duas semanas, cairam todas as folhas. É normal isso ou perdi a planta?

Unknown 22 de abril de 2016 às 11:37

Comprei uma muda de lichia a algumas semas, irriguei ela um dia sim outro não, derrepente ela secou todas as folhas e começaram a cair. Será que brotará novas folhas ou minha muda morreu.? Alguém pode me informar.

Unknown 9 de maio de 2016 às 12:31

Olá Tenho um pé de lichia a 10 anos ele está bem bonito , vistoso só que não dá fruto. Somente deu uma vez.O que eu faço, alguém pode me ajudar?

Unknown 10 de novembro de 2016 às 13:25

Tenho dois pés de romã um pé floresce bastante mais os frutos cai o outro nem floressem sendo da mesma época. Eles estão no vaso ja tem dois metrôs por favor me ajudem ja fiz de tudo para colher os frutos.Eles estão no quintal

Unknown 10 de novembro de 2016 às 13:27

Tenho dois pés de romã um pé floresce bastante mais os frutos cai o outro nem floressem sendo da mesma época. Eles estão no vaso ja tem dois metrôs por favor me ajudem ja fiz de tudo para colher os frutos.Eles estão no quintal

Unknown 4 de janeiro de 2017 às 10:08

Plantei um pé de lichia no meu quintal e ele já tem 7 anos, nunca deu fruto. Vocês podem me dá alguma dica do que fazer? Leticia Maria

Rednilson 13 de fevereiro de 2017 às 11:47

Infelizmente mudas produzidas por sementes são como um tiro no escuro, não se sabe o que ou se esta árvore produzirá. Dependendo dá região onde vc esta seria mais interessante comprar uma muda feita por alporquia, no máximo com dois anos já teria uma colheita interessante, a depender naturalmente dos tratos culturais.

Unknown 20 de novembro de 2017 às 10:39

Procuro um engenheiro agrônomo especializado em plantio e manejo de lichia para larga escala.
Contatos pelo meu email alzugaray@editora3.com.br

Unknown 20 de maio de 2018 às 09:01

Boa tarde, tenho um pe de lichia saudável e derrepente começou a secar
Alguém sabe o que pode está acontecendo, está em um vaso na sacada meu apto


Unknown 27 de maio de 2018 às 06:07

Precisa de mais de um pé para a lichia produzir?

Unknown 26 de março de 2019 às 03:41

Bom dia. Meu pé de lichia tinha um pouco mais de 1.5mts de altura. Joguei uma terra adubada no pe dele e ele morreu ou pelo menos secou as folhas em 3 dias.
O que pode ter acontecido?

Unknown 12 de abril de 2020 às 16:38

Boa noite ,tenho um pe de Ligia com cerca de 10 metros e venho acompanhando a cada ano um galho seca e cai ,acho que esta com alguma bri a que esta atacando a planta,gostaria de um eng que conheca ligia.avaridecampos@yahoo.com.br

Unknown 3 de dezembro de 2020 às 01:34

TENHO 4 PÉS DE LICHIA BONITOS COM 3,5M E UNS 4 ANOS,
NO SEGUNDO ANO PRODUZIU, DEPOIS NADA E NO 4 ANO NEM FLOR DEU. LITORAL PR FLORESCE EM NOVEMBRO. 1 PÉ COM 6 ANOS, ANO PASSADO PRODUZIU RAZOAVELMENTE, ESSE ANO ENCHEU DE FLORES MAS SÓ DEU UNS 20 FRUTOS.

Postar um comentário