quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caprinos e Ovinos : Embrapa Lança Tecnologias para Coleta de Embriões


Dois novos equipamentos para coletar embriões em pequenos ruminantes serão apresentados no XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, que será realizado dos dias 25 a 27 de maio no Centro de Convenções do Mar Hotel Recife, em Recife/PE. As novas tecnologias foram desenvolvidas pela Embrapa Caprinos e Ovinos em parceria com a Embrapa Gado de Leite.

Os equipamentos são um circuito e uma sonda que trabalham em conjunto na coleta de embriões pela via transcervical de caprinos e ovinos.  O pesquisador Jeferson Ferreira da Fonseca, um dos inventores dos equipamentos, explica que o circuito e a sonda tornarão mais eficaz a coleta de embriões pela via transcervical. Neste método, os animais não passam por intervenção cirúrgica, o que ocorre nos métodos tradicionais.

O circuito e a sonda foram desenvolvidos respeitando as características anatômicas de pequenos ruminantes, especialmente cabras e ovelhas. “Alem de promover maior bem estar, evitando sequelas físicas para os animais, o processo permite o aumento na taxa de recuperação de embriões, além de maior eficiência, controle e segurança na coleta”, diz Fonseca.


Segundo o pesquisador, a caprinocultura e ovinocultura brasileira passam por um sensível crescimento. No entanto, o mercado carece de produtos tecnológicos para aprimorar a produção animal. Atualmente a coleta de embriões nestes animais utiliza materiais adaptados de outras espécies. “Equipamentos específicos para as características anatômicas de pequenos ruminantes podem consolidar a coleta de embriões pela via transervical. Este é um mercado promissor a ser explorado”, afirma Fonseca.

Os dois equipamentos já estão protegidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Agora, o objetivo da Embrapa é atrair empresas do ramo de insumos para reprodução interessadas em produzir e comercializar estes equipamentos.


Outras informações sobre as tecnologias podem ser obtidas junto à Embrapa por meio dos e-mails:  negocios@cnpgl.embrapa.br  ou  chtt@cnpc.embrapa.br.

0 comentários

Postar um comentário