quarta-feira, 4 de maio de 2011

Albatroz Nova Variedade de Trigo para Paraná




As sementes de trigo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são líderes de comercialização no Paraná com 43% de participação no mercado. Em 2011, a Embrapa Soja (Londrina, PR) e a Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) almejam alçar um novo voo com o lançamento da cultivar de trigo BRS Albatroz. Albatroz é uma ave que se destaca por sua exuberância.

A cultivar apresenta boa força de glúten, o que garante qualidade industrial para panificação. Também possui ampla adaptação, possibilitando seu cultivo em várias regiões do Paraná. A BRS Albatroz foi avaliada em três regiões do Paraná em 2008 e 2009, sempre apresentando boas médias de produtividade.

Em ensaios, a nova cultivar apresentou 5.136 kg/ha, no sul do Paraná, o que representa 99% da média das três melhores cultivares padrão. Em partes do sudoeste e do oeste do Estado, a produtividade média foi de 4463 kg/ha, o equivalente a 106% da média. No norte e em parte do oeste, o rendimento médio foi de 3841 kg/ha, o que representa 102% da média das três melhores cultivares padrão.

Outro ponto forte da cultivar BRS Albatroz é a resistência ao acamamento, a boa sanidade e densidade de espigas. “Esta nova cultivar chega para complementar as opções disponíveis no mercado, facilitando a diversificação de cultivares. Além disso, essa diversificação amplia a segurança do produtor na colheita”, avalia o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.


Mais informações:
Lebna Landgraf - MTb 2903
Embrapa Soja
Contatos: (43) 3371-6061
;
lebna@cnpso.embrapa.br

0 comentários

Postar um comentário